Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Governo de Minas entrega Medalha Santos Dumont a mais de 120 homenageados.

O Governo de Minas Gerais promoveu na manhã desta terça-feira (30), a entrega da “Medalha Santos Dumont”, realizada  na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont, na região da Zona da Mata.  126 pessoas – entre professores, magistrados, políticos, militares, médicos, procuradores de Justiça, assessores e entidades, foram homenageados pela relevância aos serviços prestados ao Estado. A premiação é concedida em quatro graus: Grande Colar, ouro, prata e bronze.

A cerimônia foi aberta pela Guarda de Honra da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, de Barbacena, e contou com as presenças, do vice-prefeito de Santos Dumont Gerson Guedes, e do secretário estadual de cultura, Ângelo Oswaldo que esteve representando o governador Fernando Pimentel, além dos homenageados e convidados.

A medalha foi criada em 1956 para comemorar os 50 anos do primeiro vôo de Alberto Santos Dumont, na aeronave considerada mais pesada que o ar e nomeada de 14-Bis. O vôo aconteceu em outubro de 1906, na França.

Dentre os homenageados com a medalha de ouro, estão: O Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica – CIAAR – Ex Officio; Coronel-Aviador Mauro Bellintani, Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR – Ex Officio; Coronel EB Sávio Lopes Gil,  Chefe do Estado Maior do Comando da 4ª Região Militar; Desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro, 3ª Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca, Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais; dentre outros…

A Fazenda Cabangu, local da cerimônia, é o local onde nasceu o aviador e guarda um preciso acervo de sua vida, entre réplicas de aviões e objetos pessoais. Atualmente, instituições realizam uma vaquinha online para arrecadar R$ 177 mil para sanar as dívidas trabalhistas do Museu que funciona no local.

Fonte: G1 Zona da Mata-TV Integração/Fotos: Prefeitura de Santos Dumont.

BQHost Banner Grande 2