Encontro debaterá a importância e os benefícios trazidos com a implementação de um APL, busca fortalecer e tornar o seguimento reconhecido no município do Campo das Vertentes
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), realiza, nesta terça-feira (18/3), o “Fórum APLs do setor de fabricação de artefatos, artigos, reparos em couro e curtumes”, em Dores de Campos, região do Campo das Vertentes/ Região Geográfica Intermediária (RGInt) de Barbacena.
O evento, que visa disseminar informações sobre as oportunidades oferecidas por meio do sistema de Arranjos Produtivos Locais (APLs), contará com a presença do secretário Executivo da Sede-MG, Bruno Araújo, e com uma palestra sobre como estruturar um APL e os benefícios trazidos para empresas.
As inscrições para a participação no Fórum são gratuitas e as vagas são limitadas a 100 participantes por meio do link. O evento é voltado para empreendedores do ramo de artefatos, artigos, reparos em couro e curtumes.
A cidade de Dores de Campos é referência no uso do couro para a produção de diversos artigos como selas, cintos e chapéus. Por meio do método de APL, o Governo de Minas busca fortalecer e tornar o seguimento reconhecido no município, o que possibilitará a aplicação de políticas públicas e incentivos variados, como linhas de crédito pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), participação em editais de fomento, treinamento de mão de obra e participação em feiras regionais, nacionais e internacionais.
Arranjo Produtivo Local (APL)
Um Arranjo Produtivo Local (APL) é uma aglomeração de empresas em um mesmo território, com especialização produtiva, que mantêm vínculos de cooperação por meio de um núcleo representativo – também chamado de governança. Ou seja, é uma forma de as empresas de um setor forte em uma região aumentarem a capacidade de negociação, o acesso a mercados, a competitividade e a qualidade dos produtos e serviços.
Assim, com a política estadual de apoio aos arranjos produtivos locais, o Governo de Minas, por meio da Sede-MG, busca fortalecer e diversificar as atividades econômicas regionais, promovendo a geração de emprego e renda.
Atualmente, Minas Gerais conta com 72 APLs, em 317 municípios de diversas regiões. Esses arranjos envolvem mais de 140 mil Microempreendedores Individuais (MEIs), 60 mil empresas, mais de 80 mil produtores rurais e 248 mil empregados diretos.
Serviço
Fórum APLs do setor de fabricação de artefatos, artigos, reparos em couro e curtumes
Data: 18 de março de 2025
Horários: 16h às 17h
Local: Câmara Municipal de Dores de Campos (Rua Dr. Silício Tranqueira, 217 – Centro, Dores de Campos – 36213-000)
Ingressos: https://tinyurl.com/yc5etc9b

Com informações: Divulgação.