Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Governo de Minas recebe 1,6 mil respiradores doados pelo setor industrial de MG

Equipamentos foram fabricados pela empresa Tacom e doados pela Fiemg

O combate à pandemia do coronavírus em Minas Gerais acaba de ganhar reforço. Nesta sexta-feira (14/8), 1,6 mil respiradores fabricados pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom foram recebidos pelo governador Romeu Zema, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Os equipamentos, doados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), serão distribuídos a hospitais e municípios, respeitando critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e considerando o diálogo com as prefeituras.

O governador Romeu Zema ressaltou o esforço do governo estadual para equipar os hospitais e garantir atendimento a todos os mineiros. E agradeceu a parceria da iniciativa privada, que tem sido fundamental nesse processo.

“É um número recorde de respiradores, que vão ajudar a fortalecer ainda mais o nosso sistema de Saúde. Desde o início da pandemia, já ampliamos em mais de 1.650 os leitos de UTI em todo o estado. Nosso trabalho, aliado ao trabalho das prefeituras e o apoio do povo mineiro, possibilitou que tivéssemos hoje a menor taxa de óbitos dentre todos os estados brasileiros. E essa contribuição da Fiemg, o apoio das empresas, será fundamental para que esse trabalho continue”, afirmou.

Ventilador pulmonar mecânico

O equipamento produzido é o VI-C19 que utiliza dois módulos para fazer a ventilação: o volume controlado (VCV) e o modo pressão controlada (PVC). Ele está apto a ventilar qualquer doente com insuficiência respiratória que necessite do apoio mecânico. O projeto foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada por médicos intensivistas, engenheiros, programadores e desenvolvedores.

Alguns pacientes com doenças neuromusculares, como a esclerose lateral amiotrófica (ELA), com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) – que inclui enfisema, bronquite e asma – ou pessoas saudáveis que desenvolveram uma pneumonia ou infecção respiratória, podem usar o VI-C19 em caso de necessidade e ajuda mecânica.

Fonte: Agência Minas.

Leia também:

PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS REGISTRADOS EM MG JÁ PODEM IMPRIMIR O CRLV EM CASA