Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Graduados recém-promovidos são homenageados durante cerimônia na EPCAR

Durante a parada diária do Corpo de Alunos da EPCAR, militares foram destaque como forma de homenagem e, também, motivação à tropa mais jovem da FAB

Dentro da Parada Diária do Corpo de Alunos (CA) da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), cinco novos suboficiais foram homenageados pelo Comando da Escola por terem sido promovidos a atual graduação no último dia 01 de agosto. Presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a cerimônia militar foi realizada nesta sexta-feira (06/08), no Pátio de Formaturas, contando apenas com a presença de militares do CA, chefes dos militares agraciados e dos alunos dos Esquadrões Sabre, Anhur e Hércules.

A promoção dos graduados do Comando da Aeronáutica (COMAER) é regida pelo Decreto n° 881, de 23 de julho de 1993, que aprova o Regulamento de Promoções de Graduados da Aeronáutica (REPROGRAER) e tem por finalidade estabelecer os critérios, as condições e o processo para as promoções de graduados em serviço ativo na Aeronáutica, segundo as normas gerais estabelecidas no Estatuto dos Militares. As promoções podem ser concedidas pelos critérios de merecimento, antiguidade, bravura e post mortem. A Comissão de Promoções de Graduados da Aeronáutica (CPG) é o órgão permanente encarregado do processamento dos assuntos relativos às promoções do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica, competindo, precipuamente, as atribuições especificadas no artigo 35 do REPROGAER e a análise de mérito dos graduados fundamentada nos valores profissionais e morais, de acordo com o preconizado na Lei n° 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares), para selecionar a compor os Quadros de Acesso com vistas às promoções pelos critérios de antiguidade e merecimento; emitir parecer para realização de cursos regulamentares de carreira ou equivalentes; e assessorar as autoridades competentes nos assuntos envolvendo promoção, prorrogação de tempo de serviço e outros previstos em legislação específica.

Atual presidente da Associação dos Suboficiais e Sargentos da EPCAR (CASSAB) e com 24 de anos no serviço ativo, o agora Suboficial Marco Aurélio Silva Fonseca, destacou que a ascensão funcional representa o reconhecimento da instituição pela dedicação diária, assim como representa a maturidade para compartilhar os conhecimentos adquiridos como os mais novos, mantendo-se assim, a continuidade no cumprimento da missão institucional. “Estou muito feliz com essa homenagem e com essa promoção que chega num momento que culmina com a experiência e, através dessa promoção, temos mais responsabilidades e o dever de deixar para os mais jovens bons exemplos para que eles continuem firmes na luta diária para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira”, enalteceu o militar que destacou que, ao ver os alunos da EPCAR entoando a Canção do Especialista durante o desfile militar, o fez reviver momentos do tempo onde era aluno da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). “É realmente emocionante ver o Corpo de Alunos cantando vibrantemente a Canção do Especialista e nos deixa muito emocionados, nos fazendo reviver e relembrar os bons tempos vividos no “Berço dos Especialistas”, como é conhecida a EEAR”, finalizou.

“Não podemos deixar de ressaltar esse momento especial para nós, do efetivo da Escola, e particularmente para esses profissionais que reconhecemos aqui por terem sido promovidos a graduação de suboficial. A nossa promoção na carreira militar atesta uma experiência, um conhecimento adquirido com a prática e obviamente com os cursos de carreira. Mas muito da prática e da experiência adquirida no dia a dia é o que capacita cada um de nós, nas novas graduações, a exercer novas funções e, mais do que isso, assumir novas responsabilidades. Todos já comprovaram suas competências para isso, é mais do que merecida a promoção e que sigam servindo de exemplo e nos ajudando a cumprir a missão da Escola e formar esses jovens aqui da EPCAR. Parabéns aos novos suboficiais da Força Aérea Brasileira”, disse o Comandante da EPCAR, durante a solenidade, dirigindo-se aos homenageados.

Os graduados promovidos receberam uma homenagem das mãos do Brigadeiro Silva Mendes e, ao final, também foram homenageados com a tropa do Corpo de Alunos desfilando e entoando a Canção do Especialista de Aeronáutica.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

MILITARES DA GUARNAE-BQ RECEBEM INSTRUÇÃO DE NIVELAMENTO TÉCNICO DO ESD