Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Harmonia na diversidade: Congonhas celebrou o 7 de Setembro com desfile temático

O ritmo marcante das fanfarras e as cores da bandeira nacional conquistaram a avenida JK, celebrando os 197 anos da Independência do Brasil neste sábado, 7 de setembro. A harmonia na diversidade foi tema do tradicional Desfile Cívico deste ano, que promoveu o respeito à pluralidade de ideias ou opiniões sobre temas e vivências que nos cercam. O evento é organizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O Dia da Pátria começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Congonhas, feito, respectivamente, pela juíza de direito da Comarca de Congonhas Flávia Generoso de Mattos, pelo major da Polícia Militar Gledson Bruno Pyrama da Silva e pela secretária de Educação, Maria Aparecida Resende, que representou o prefeito Zelinho. A Banda Sinfônica Jovem da Secretaria Municipal de Educação executou os hinos do Brasil e de Congonhas.

Diversas autoridades, vereadores e secretários municipais participaram da solenidade, conduzida pelo vice-prefeito Arnaldo Osório, que também representou o Chefe do Executivo.

Centenas de pessoas ocuparam a avenida JK para prestigiar o Desfile Cívico, que começou com a Fanfarra da E.E. Lamartine de Freitas, seguida do Grupo Renascer da Terceira Idade, do Grupo POP – Poente Prateado e do 155° Grupo de Escoteiros Cidade dos Profetas.

Em um momento marcante, alunos da rede municipal de ensino, acompanhados pela Banda Marcial da SEMED, desfilaram com as bandeiras das escolas municipais. Os lemas dos últimos setes anos foram apresentados ao público, sendo que, o de 2013, foi “Harmonia na Diversidade”. O deste ano é “Educação: crescimento e transformação”. Os grêmios estudantis também participaram.

Na parte final das comemorações, participaram o Clube dos Autos Antigos de Congonhas; Família Rotária; Ordem Demolays – Capítulo Cidade dos Profetas; Fanfarra do Centro de Educação Tecnológica (CET); Clube dos Amigos do Cavalo de Congonhas; e Clube dos Muladeiros de Congonhas.

Representando o prefeito Zelinho, a secretária municipal de Educação Maria Aparecida Resende pontuou que agir com harmonia, ainda que com diferenças de opiniões, é uma verdadeira demonstração de sabedoria. Para ela, a educação nos leva à construção dessa harmonia. “Traçamos novas trajetórias que regem a lei da convivência, indicamos caminhos, construímos conhecimentos para melhor vivermos a vida. Respeitando o semelhante e o limite, compreenderemos o encantamento do Brasil, um país de múltiplos talentos, de variadas raças, cores e culturas. Compreendemos a nós mesmos e seremos capazes de colaborar para a construção de um país onde a justiça e a igualdade de direitos permearão as vidas dos filhos da Pátria Gentil, chamada Brasil”, completou.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.

Leia também:

SAÚDE DE CONGONHAS ORIENTA A POPULAÇÃO SOBRE CUIDADOS DURANTE O JUBILEU