Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

História: Instituto histórico reúne pesquisadores de várias regiões em Barbacena

Uma ampla região do interior de Minas Gerais, que abrange cidades como Barbacena, Antônio Carlos, Ressaquinha, Bias Fortes e Piranga, passa a contar com uma instituição voltada para a pesquisa histórica, social e geográfica. Trata-se do Instituto Histórico e Geográfico da Região Histórica de Guarapiranga, Freguesia da Borda do Campo e do Pomba, o IHG GPB, fundado neste mês de dezembro. Com sede na cidade de Antônio Carlos, o evento de fundação foi realizado dia 17, na Fundação Porphyria e José Máximo de Magalhães, em Barbacena, reunindo cerca de vinte pesquisadores da região.

Tendo na presidência o arquiteto Sérgio Cardoso Ayres e na direção o advogado Alex Guedes dos Anjos e o historiador Edson Brandão, além de Geraldo Barroso na presidência de honra, o Instituto tem como um de seus principais objetivos fomentar a pesquisa nas regiões da Borda do Campo, do Pomba e de Guarapiranga. “Além de reunir pesquisadores, o Instituto procura incentivar que cada cidade integrante valorize seu acervo e possa ter, num futuro próximo, seu próprio instituto histórico e geográfico”, disse Sérgio Ayres.

Veja a relação dos demais integrantes: Maristela Duarte, Edna Resende, Luiz Mauro Andrade da Fonseca, Vinicius Cruz Machado, Frederico de Melo Souza, Ângela Laguardia (Barbacena);  Dione Dias e Norberto José de Souza (Antônio Carlos); Elton Bello Reis (Alfredo Vasconcelos); Helbert Aliani Silva (Dores de Campos); Luciano Nascimento (Barroso); Antônio Carlos Duarte (Juiz de Fora); Cláudio Guilarducci (São João del Rei); João Paulo Assis (Ressaquinha); Rosali Henriques (Portugal); Sheldon Soares de Carvalho (Conselheiro Lafaiete); e José Airton Magaldi (Bias Fortes).

Legenda (foto): Integrantes do IHGGPB no evento na Fundação Porphyria.

Texto: Sérgio Ayres/foto: Divulgação.

Leia também:

EPCAR FORMA 161 ALUNOS DO CURSO PREPARATÓRIO DE CADETES DO AR EM BARBACENA