Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Por: Januário Basílio

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

 

Quando o Portal de Notícias Vertentes das Gerais entrou no ar, em junho de 2016, uma das primeiras publicações que realizei no quadro Gente, foi a entrevista com a presidente e idealizadora do Instituto Olhar Down em Barbacena, Sãmila Monna Lisa. Naquele dia, Sâmila contava sobre o nascimento da pequena Isabela, da surpresa que teve ao perceber que a filha tinha a Síndrome de Down. Ainda mais, que durante todo o processo da gestação da Isabela, os exames não acusaram a Síndrome de Down.

Com todos os obstáculos que Sãmila passou devido a complicações de saúde que a Isabela teve nos primeiros aninhos de vida, o coração de uma mãe guerreira e valente, se fazia cada vez mais forte para  superar os desafios que hora surgiam em seu caminho para ver a sua filha bem e feliz. Foram dias inteiros de pesquisas, palestras e de acompanhamentos por profissionais para poder descobrir e aprender a compreender os caminhos que a Isabela teria que percorrer na vida.

Em cada etapa superada, o amor incondicional de mãe  batia cada vez mais forte no coração. E a Isabela se tornava ainda mais que especial para vida de seus familiares, os quais lhe deram todo o apoio e carinho. Mas não é só por que ela tem Down que ela é especial, e sim, por fazer uma família inteira perceber que com fé e amor tudo se torna possível quando se quer alcançar determinados objetivos na vida.

Atualmente, Isabela, que no dia daquela entrevista estava com 3 aninhos  e já participava de eventos importantes dedicados á crianças com Down, como o da participando na gravação do filme, Cromossomos 21, em Porto Alegre no Rio Grande do  Sul, hoje ela se diverte e brinca como as demais crianças da sua idade. Muito carinhosa e esperta, participa junto com a mãe, de  eventos e de recreações dos mais diversos segmentos, sejam eles dedicados a pessoas com down ou não, sempre está cercada pelo carinho e pelas amizades de familiares e da grande quantidade de pessoas que ela conquista em sua vida.

Quem assiste as palestras que Sãmila ministra, e vê a mãe de voz firme e de um brilho muito especial no rosto, quando fala  sobre a vida da filha para os participantes, não imagina o quanto ela lutou  bravamente pela felicidade da sua filha Isabela.

E nesta terça feira, 21 de março, dia em que o mundo celebra as pessoas com Down, eu presto esta homenagem a pequena Isabela, que que foi muito abençoada em ter uma família que á acolheu sempre com muito carinho, amor e dedicação, ao mesmo tempo em que a família foi tremendamente abençoada ao receber uma  criança tão iluminada e carinhosa quanto a Isabela, uma forte e importante expressão de fé e de amor que o ser humano pode demonstrar um pelo outro. Que Deus possa iluminar de forma abundante todas as famílias onde nela  estejam estas pessoas mais que especial na vida de um ser humano, e que Ele vos abasteça todos os dias de amor e de fé, para que juntos, possam superar os desafios que temos que enfrentar em todos os dias de nossas vidas.

Foto(acima): Sãmila com a filha Isabela (Arquivo da família)

Homenagem especial do Vertentes das Gerais, no Dia Internacional da Síndrome de Down.