Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

Homenagem aos 227 anos do aniversário de Barbacena – Série Monumentos.

Dando continuidade a série de publicações especiais com foco voltado para homenagear Barbacena pela data de seu aniversário a ser comemorado no próximo dia 14 de agosto, feriado municipal, o Vertentes das Gerais está apresentando imagens da cidade de diferentes pontos e locais. Também, como parte integrante desta publicação especial, pessoas, empresas, e instituições, estarão sendo mostradas devido sua importância e contribuição no dia a dia de Barbacena.

Nesta publicação em especial, estamos apresentando o monumento criado para homenagear o centenário de nascimento do ex-governador barbacenense, José Francisco Bias Fortes. O monumento em questão, foi construído na gestão do ex-prefeito Vicente Araújo, inaugurado em 03 de abril de 1991. e está localizado no início no início da Avenida Governador Bias Fortes, Bairro Pontilhão.

Em uma placa afixada logo abaixo do busto do homenageado, dentre as informações constante, exite a  mensagem descrita assim: “O esforço das novas gerações deve tender no sentido de construirmos o nosso futuro dentro dos quadros morais que herdamos do passado”. Embora eu tenho lembranças do dia da inauguração deste monumento, e por ser ainda muito novo, não sei dizer se esta mensagem seria um pensamento idealizado pelo homenageado em questão, mas acaba por nos deixar um pouco curioso. Talvez os nosso historiadores locais, que tem uma gama de conhecimento sobre fatos e pessoas histórica da nossa cidade possam se manisfestar e de alguma forma, contribuir com a nossa publicação acrescentando fato sobre este monumento.

E sem querer “puxar orelha” da gestão pública, este local por se tratar de uma via de principal acesso ao Centro de Barbacena, merecia de uma melhora estética em seu visual, como por exemplo, restaurar a pintura do monumento, limpeza  do busto e placas. A sensação de quem passa por este trecho é de que a cidade está abandonada e com aspecto de sujeira. Acredito que para melhorar o aspecto deste local, não precisa necessariamente de grande investimentos financeiro, apenas amor pela nossa cidade e por tudo aquilo e por aqueles que contribuíram de alguma forma para torná-la melhor.

Fotos: Januário Basílio.

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping