Hospital Ibiapaba realiza procedimento minimamente invasivo inédito em Barbacena

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

Pela primeira vez em Barbacena, foi realizado um procedimento de correção de pancreatite aguda utilizando a técnica minimamente invasiva de CPRE. O complexo procedimento foi feito pela equipe do Hospital Ibiapaba CEBAMS, sob a liderança do Dr. Luiz Felipe Parma Caputo, e considerado um sucesso.

Segundo o Dr. Luiz Felipe, a complexidade desse procedimento aconteceu pela posição de um cálculo (popularmente conhecido como pedras) no pâncreas. Durante o exame de CPRE, foi observada uma obstrução do ducto pancreático principal, necessitando de intervenção cirúrgica minimamente invasiva por vídeo:

“Na abordagem por CPRE eu realizei a cateterização do Ducto de Wirsung seguido da pancreatografia. Após a identificação do cálculo de aproximadamente seis milímetros, fiz a papilotomia e a extração com o uso de balão. Esse tipo de abordagem é complexa e difícil, devido ao pequeno calibre dos ductos pancreáticos e pela alteração das manobras habituais utilizadas para acesso das vias biliares. Por fim, optei pela inserção de uma prótese pancreática a fim de garantir a drenagem e diminuir o risco de pancreatite no pós CPRE”.

CPRE é a sigla de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, um exame que investiga e diagnostica doenças no trato biliar e pancreático, como pancreatites, colangites ou colangiocarcinomas.

O CPRE permite diagnosticar e tratar doenças das vias biliares e pancreáticas de forma minimamente invasiva, sem cortes e menor tempo de internação. No hospital o CPRE é feito por equipe capacitada, atendimento humanizado e equipamentos de ponta, tendo cuidado anestésico, médico e da equipe multidisciplinar.

Nos pacientes com diagnóstico de obstrução das vias biliares em exames de imagem, o CPRE indicada de forma adequada pode resolver o problema ou auxiliar bastante a qualidade de vida.

Segundo o Dr. Maurício José da Silva Júnior, médico anestesiologista do Hospital, o pioneirismo e os investimentos da instituição refletem-se em melhor resposta do paciente:

“O Hospital Ibiapaba é pioneiro no tratamento de CPRE e em outras áreas da endoscopia em Barbacena e região. Estamos investindo nos equipamentos mais modernos do mundo nessa área para proporcionar aos pacientes o melhor tratamento existente. Todo esse processo reflete-se na melhor resposta do paciente durante o pós-cirúrgico”.

Com informações:  Hospital Ibiapaba/foto: Januário Basílio.

 
Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes