Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Parque de Exposição de Ibertioga sedia a 41ª edição do Festival de Carros de Boi.

Festa gera emprego e aquece a economia do município.

No último fim de semana, o pequeno município de Ibertioga, localizado a cerca de 40 km de Barbacena, na região do Campo das Vertentes, promoveu uma de suas mais importantes festa, atraindo milhares de pessoas para o Parque de Exposições da cidade. o 41º Festival de Carros de Boi, 29ª Exposição Agropecuária e 45º Torneio Leiteiro, reuniu em um único local, dezenas de carros de boi e uma importante quantidade de gados que vindos da área rural do município e de cidades vizinhas promoveram o tradicional desfile e festival.

O evento, originado na época pelo ex-prefeito da cidade, José Francisco de Miranda Fontana, o “Doutor Fontana”, surgiu como forma de angariar recursos para manter de pé serviços essências e disponibilizado de forma gratuita para a população local no Hospital Monumento às Mães, obra também idealizada por Doutor Fontana, o qual sempre foi considerado  como sendo uma personalidade de respeito e admirado por todos os ibertioganos, inclusive por seus adversários políticos, tamanha era a grandiosidade de suas obras e ações promovidas em favor daquela população, sobre tudo, as de menor poder aquisitivo. Doutor Fontana faleceu no final de abril do ano passado (2017), sua morte comoveu não só a população de Ibertioga, e sim, de toda a região, uma vez que seu legado sempre foi em benefício de todos aqueles municípios circunvizinhos já que poucos deles disponibilizavam de uma unidade de saúde do porte ao que existe em Ibertioga.

Conhecida como a “capital dos carros de boi”, o município vê na realização do Festival uma  oportunidade de aumentar a renda familiar da população, uma vez que a festa atrai turistas de várias cidades da região durante os quatro dias de festa, onde são expostos além de animais como por exemplo  a realização do leilão de gados, também são expostos máquinas e implementos agrícolas, e ainda, a feira de artesanato regional.

Quem visita Ibertioga, ainda pode passear pelo centro da cidade e visitar a Igreja Matriz de Santo Antônio e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, cujos em seu interior possui um variado acerco sacro além de belíssimas imagens católicas. Ainda no centro, o casario colonial e as grandes construções centenárias dão um charme a mais ao município. Quem tiver de carro e com tempo de sobra, vale a pena visitar as fazendas e cachoeiras espalhadas pelo entorno da região.

Voltando para o Festival e Torneio leiteiro, durante a festa, são eleitas, a rainha e princesas do Festival que no último dia do evento desfilam nos carros de boi no interior do Parque de Exposições. Também durante o evento, acontece o leilão de donativos cuja a renda é toda destinada para o Hospital Monumento às Mães de Ibertioga.

O 41º Festival de Carros de Boi, 29ª Exposição Agropecuária e 45º Torneio Leiteiro, é uma realização em conjunto entre a Prefeitura Municipal de Ibertioga, Câmara de Vereadores e Hospital Monumento às Mães, e conta com o apoio de diversas instituições e órgãos públicos.

Acesse a Galeria de Imagens  registradas por Januário Basílio.

BQHost Banner Grande 2