Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

IF Sudeste de Barbacena tem trabalho aprovado em projeto ‘Mover-se’ em Brumadinho

Ação tem como objetivo minimizar os impactos econômicos e sociais causados pela tragédia ocorrida na cidade.

O Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF-Sudeste) de Barbacena teve o trabalho “Plataforma Tecnológica de Financiamento Coletivo de Projetos Inovadores das Mulheres de Brumadinho” aprovado no projeto “Mover-se”. Veja abaixo informações sobre a ação.

O projeto “Mover-se na Web – Articulação Pró-Brumadinho” tem como objetivo minimizar os impactos econômicos e sociais causados pela tragédia ocorrida na cidade provocada pelo rompimento de uma barragem de rejeitos em 2019.

Ao todo, foram 26 propostas recebidas, sendo que cinco foram aprovadas.

A iniciativa é uma parceria do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Secretaria de Empreendedorismo Inovação (Sempi).

 

Trabalho em Barbacena

O trabalho intitulado “Plataforma Tecnológica de Financiamento Coletivo de Projetos Inovadores das Mulheres de Brumadinho – SuperAÇÃO Coletiva” foi criado por servidores e alunos do Campus Barbacena do IF-Sudeste.

O projeto visa promover o empoderamento das mulheres de Brumadinho.

A ação é coordenada pelo psicólogo Cheilon Camargo e tem a participação do professor do curso de tecnologia em sistema para internet, Rafael Alencar, dois alunos e um voluntário externo.

De acordo com o IF-Sudeste, a proposta do projeto é criar uma plataforma de financiamento coletivo de projetos inovadores criados por mulheres, que irá reunir em um mesmo lugar as iniciativas inovadoras, pessoas e organizações interessadas em contribuir para a execução de tais projetos.

Segundo Cheilon Camargo, a plataforma vai contribuir para a otimização da renda das mulheres da cidade.

“A ideia do projeto surgiu principalmente da necessidade de contribuir de alguma forma com a realidade totalmente alterada depois do desastre ambiental provocado pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho. A maioria dos óbitos foi de homens e a vida dessas mulheres mudou drasticamente depois disso, pois agora elas são as principais provedoras de renda da família”, explicou.

Conforme a instituição, o projeto vai ser executado através de um aparato tecnológico necessário para a criação da plataforma. Além da criação de uma rede de relacionamentos para que as mulheres consigam diretamente para alimentar a plataforma buscando apoiadores na execução.

Paralelamente, será necessário contactar entidades do município de Brumadinho e fora dele como, por exemplo, Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e outros, para dar o suporte logístico necessário à elaboração das propostas inovadoras.

Fonte: G1 Zona da Mata/Foto(arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

DIA DE TIRADENTES É COMEMORADO SEM TRADICIONAL ENTREGA DA MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA