Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Insuficiência mundial da vacina contra a raiva humana altera estoque em Barbacena

A Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), informa que, no momento, a vacina contra a raiva humana encontra-se com disponibilidade baixa no município. Houve uma redução na quantidade de doses da vacina de raiva humana (inativada) enviada pelo Ministério da Saúde devido à insuficiência mundial do imunobiológico. A Sesaps destaca, portanto, que o problema na falta da vacina é nacional, com vários municípios já com estoque zerado.

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) informou em comunicado ao Ministério da Saúde que, em todo o mundo, somente dois produtores da referida vacina são certificados pela OMS para fornecimento do imunobiológico. No entanto, devido a contratempos operacionais, somente um dos produtores tem capacidade de atender a demanda mundial, tendo como consequência uma redução anunciada do imunobiológico para vários países.

Por isso, frente à restrição de disponibilidade da vacina no Brasil, o quantitativo do produto em Barbacena também foi afetado, exigindo medidas para que haja um melhor uso do imunobiológico para a continuidade dos atendimentos e manutenção do abastecimento local.

A Sesaps, portanto, definiu um novo fluxo para atender à população, conforme as orientações do Ministério da Saúde. Ocorrendo atendimento nas instituições hospitalares ou Unidades Básicas de Saúde do Município, o usuário será orientado a comparecer à Unidade Central de Vacinação (Praça Conde de Prados, s/n – Centro),  responsável pela avaliação/prescrição médica e administração da vacina.

A Unidade Central funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 16h30. Caso o atendimento seja realizado no final de semana, recessos, feriados e fora do horário de funcionamento da unidade, o usuário deverá ser encaminhado no primeiro dia útil subsequente, sem que haja prejuízo ao tratamento.

Clique aqui para ler a nota técnica da Sesaps na íntegra

Capacitação
Para reorganizar o fluxo e qualificar o atendimento à população, a Sesaps já realizou cursos de capacitação para os profissionais da área da saúde. Todas as unidades já contam com profissionais capacitados para esse tipo de atendimento.

Medidas emergenciais

Em casos de agressões animais (cães, gatos ou outros potenciais transmissores da raiva), a pessoa deve lavar o local do ferimento com água abundante e sabão e, em seguida, procurar o centro de saúde mais próximo de casa.

Após a higienização do local, a equipe fará a avaliação da necessidade de administração da vacina, associada ou não ao soro ou imunoglobulina humana antirrábica.

O cuidado com o paciente vai depender de como está a saúde do animal que causou a agressão. A conduta médica vai variar conforme comportamento sugestivo de cães ou gatos em relação à raiva animal.

Desde que aplicada adequada e oportunamente, a profilaxia pós-exposição é o único meio disponível realmente eficiente para evitar o risco de morte do paciente nos casos de infecção pelo vírus rábico.

Fonte: Prefeitura de Barbacena.

Leia também:

COMEÇA NA PRÓXIMA TERÇA, A 6ª EDIÇÃO DO BUTECO NA PRAÇA, EM BARBACENA