Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Investimentos no patrimônio fortalece atividade turística em Congonhas

Congonhas está se consolidando como um dos principais destinos de viagem do país, atraindo milhares de visitantes. A restauração da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e de outros bens históricos demonstra os investimentos na preservação e valorização do patrimônio. A Prefeitura também tem concentrado esforços em diversas outras ações, que fortalecem a atividade turística no Município e, consequentemente, movimentam o comércio local.

De família mineira, José Henrique de Castro saiu de São Paulo para conhecer não só o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, mas também outros pontos turísticos que compõem o Circuito Cultural de Museus. “Conhecemos a Igreja do Rosário primeiro e tiramos muitas fotos. Agora viemos ao Santuário. Eu já tinha vindo aqui com a Faculdade de Arquitetura, em 2013. Meu pai é mineiro, então já rodamos muito o estado, visitando Belo Horizonte, Mariana e Ouro Preto. Adoro Minas Gerais. Congonhas é uma cidade linda”, destaca.

Vindos de Belo Horizonte, Andrea Pinheiro e sua família passaram o último fim de semana de julho hospedados em Congonhas. “Já estive aqui outras vezes. É um cidade onde você pode explorar os pontos turísticos, apreciar a beleza natural, visitar as igrejas e os Profetas. Também podemos lembrar um pouco sobre a história bíblica, que está relacionada. Gosto muito daqui”, conta.

O Governo Municipal tem desenvolvido ações que, direta ou indiretamente, fortalecem o turismo local. Os investimentos no patrimônio, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, tem garantido a valorização e a preservação dos bens históricos e culturais de Congonhas. A Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos passou pela maior e mais importante restauração de sua história, assim como a Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja do Rosário, obras-primas que já foram entregues à comunidade. Além disso, a requalificação urbanística da Alameda Cidade de Matozinhos de Portugal valorizou ainda mais o sítio histórico.

Mas os investimentos não pararam por aí. Ainda estão previstas a requalificação da Romaria e a construção do Teatro Municipal; as restaurações do Cine Teatro Leon, do casarão do Museu da Imagem e Memória e do prédio da antiga Câmara Municipal; a requalificação do adro da Basílica; e a implantação do Parque Ecológico da Romaria.

A Prefeitura também se preocupa com o bem-estar dos visitantes. Quem chega a Congonhas recebe orientações nos centros de apoio ao turista (CATs), localizados na entrada da cidade e no Santuário. Além disso, servidores que trabalham na Estação Ferroviária e no Parque da Cachoeira são preparados para darem suporte aos turistas. Guias Turísticos que contém informações sobre a cidade e seus principais pontos turísticos são distribuídos e também podem ser acessados aqui.

Outra ação é o desenvolvimento do Plano de Implementação da Política Municipal de Turismo – que agora está sendo avaliado pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e depois será encaminhado à Câmara Municipal para aprovação. O documento oferece um panorama do desenvolvimento turístico, apresentando o que já foi implementado e apontando metas para o fortalecimento dessa atividade em Congonhas.

 

Museu de Congonhas

O Programa Educativo do Museu de Congonhas tem papel fundamental na propagação da história da fé e da arte na cidade. Uma equipe de mediadores qualificados realiza visitas mediadas com grupos de estudantes e turistas na instituição. Esse trabalho respeita a idade e intenção de cada um dos grupos por meio de um cardápio de mediações que é oferecido. Além disso, o Setor Educativo realiza diversas atividades lúdicas e oficinas.

Professores de diversas instituições de ensino veem o Museu de Congonhas como um espaço de visitação essencial para o desenvolvimento das disciplinas de educação patrimonial, arte, história e arquitetura. Em 2018, com o tema “Museu Para Todos”, a instituição vem realizando atividades com diversos públicos e se tornando cada vez mais um espaço de educação não formal e entretenimento que abraça todos os segmentos sociais.

“O Museu de Congonhas é incrível. Amei a forma como o Museu foi construído e organizado e também a forma como a história é contada ao longo da expografia. A equipe de profissionais do museu também é excelente. Vale a pena a experiência!”, destaca a designer Patrícia Isabel, de Belo horizonte.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.