Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Kau’s levou a Série Ouro e o Praiano a Prata do 40º Torneio de Férias de Congonhas.

O Kau’s ficou com o troféu de campeão do 40º Torneio de Férias de Futsal de Congonhas, disputado no recém inaugurado Poliesportivo do Nova Cidade, e o 4º de sua história, ao vencer o Portela em uma das finais mais emocionantes e com nível técnico mais elevado dessas quatro décadas de competição. Na preliminar, outra tradicional equipe, o Praiano garantiu o título na final com o TFC#Recanto. Apesar do frio e da forte chuva dessa sexta-feira, 3, à noite, os congonhenses tomaram toda a arquibancada do ginásio e torceram bastante. A competição é realizada pela Prefeitura de Congonhas, sob a coordenação da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel).

Série Ouro

No tempo normal, o Portela perdia por 3 a 1 e buscou o empate em 3 a 3. Na prorrogação, o Kau’s abriu dois gols de vantagem novamente e cedeu o empate em 4 a 4, totalizando 7 a 7. Para o Kau’s marcaram Patric (3), Diogo (2), Breno e Marcinho. Sana (4), Vareta (2) e Diogo (contra) garantiram o empate com bola rolando.

Nos pênaltis, marcaram para os campeões Marcinho, Diogo, Patric, Ratinho e Tobias. Para os vice-campeões, Sana, Vareta, Eurico e Lorran. Vinícius desperdiçou a cobrança.

Um dos fundadores do Kau’s e também jogador, Victor recorda que foi difícil conseguir montar uma equipe com chances de chegar à final, que igualmente exigiu grande poder de superação. “Desde a época das antigas, eu nunca vi um Torneio de Férias ser decidido desta forma. Parece que tinha de ser assim, depois de duas finais tomando gol no final. Hoje no tempo normal, quando faltava pouco mais de 1 minuto, estava 3 a 1 pra nós, o pessoal começou a comemorar, eu não gosto de comemorar com bola rolando, mas veio o empate, a prorrogação e os pênaltis e esse tetracampeonato. Graças a Deus, pudemos ser coroados com este título. Homenageio ao nosso querido De Miranda [radialista já falecido], que foi o fundador do time junto comigo, o Guilherme e o Magno. Esse título vai para ele”, ofereceu.

Melhor jogador do Torneio de Férias deste ano, Ivo já serviu diversas vezes a Seleção de Futsal de Congonhas e passou pelas categorias de base do Atlético-MG, mas não deixou de se emocionar com a vitória em um momento especial para o Futsal de Congonhas. “Houve empenho de todos, tanto da comissão técnica quanto de jogadores, que saímos muito cansados de quadra. Este foi um torneio especial: 40 anos de disputa, uma estrutura maravilhosa, porque o que a Prefeitura fez neste ginásio enorme aqui com vestiário, banheiros, arquibancada, tribuna de imprensa, cabine é de impressionar. E essa estrutura é para proporcionar espetáculos como este. Este palco está preparado até para receber jogos da Liga Futsal”, disse entusiasmado.

Wellington José P. Oliveira, o Zé Doido, eleito o melhor goleiro do torneio, é um dos jogadores que há mais tempo disputam o Torneio de Férias, ao lado do também goleiro James. Zé Doido participou de 16  das 40 edições do Torneio de Férias, das quais ganhou 6.  “A gente se cuida durante o ano para chegar neste período em alto nível. Este foi um jogo bem eletrizante, né”, disse assim que a bola parou de rolar.

Com passagem pela Seleção de Congonhas, Zé Doido percebe uma evolução no nível do Futsal de Congonhas. “A começar pela estrutura. O piso do Poliesportivo Central possui nível internacional, excelente, como o restante das instalações. Este aqui do Nova cidade tem uma quadra com dimensões oficiais [40m por 20m], a maioria dos jogadores ainda não disputou torneios em uma quadra deste tamanho, o ginásio é muito confortável também. Se não tive a felicidade de jogar o torneio na Fundação, no Colégio, no CET, estou podendo jogar nestes novos ginásios a favor e contra muitos jogadores de alto nível de agora e de um passado recente de equipes como Kosmos e Praiano ”, avaliou.

Bolinha, do Portela, teve de atuar como goleiro linha desde os minutos finais do tempo normal até a prorrogação nessa sexta. “Conseguimos buscar o resultado duas vezes. Tivemos a bola do jogo pra definir o placar, mas não fizemos. Como os jogadores mais experientes atuaram quase que o tempo todo e os primeiros primeiros pênaltis foram muito bem batidos, acabou sobrando também para a garotada, que, por isso, não estava nem tão preparada para as penalidades. Mas o título ficaria bem com qualquer uma das equipes que não perderam nem uma partida durante o torneio. Fico feliz de participar da edição 40 em um ginásio maravilhoso. Mesmo com chuva e frio, o público compareceu, claro que queríamos o título para ficarmos ainda mais marcados na história, mas futsal é feito de vitórias e derrotas e vamos aguardar o convite para disputarmos o torneio 41º”, prometeu.

Vitória da tradição também na Série Prata

A Série Prata, disputada entre as equipes que foram eliminadas nas quartas-de-final do Torneio de Férias, ficou com o Praiano, que goleou o TFC#Recanto por 8 a 1. Gols de Carlos Eduardo, Maycon (2), Thiago Leão, Gustavo Henrique (2), Kevin e Otávio. Igor descontou.

O Praiano mesclou experiência com juventude. Depois de ter sido campeão e vice com o Portela na Copa Verão Sub 20, competição disputada em janeiro, o garoto Kelvin participou de seu segundo Torneio de Férias. “Agradeço a Deus por essa grande oportunidade de já ganhar um título e por uma equipe tão tradicional, como o Praiano. Eu sinceramente achei muito boa essa forma de disputa [com a realização da Série Prata]: incentiva as equipes que de alguma maneira não conseguiram avançar na Série Ouro, criando esse novo objetivo. O que poderia ser um motivo de lamentação por sair da disputa se torna uma nova motivação para ir em busca de um título. Para mim que venho do campo e jogo em uma posição de meio de campo , achei a quadra excelente. Show de bola!”, considerou.

Destaques

Na premiação individual, Breno (Kau’s) com 22 gols foi o artilheiro, Zé Doido (Kau’s) o melhor goleiro, Wendel (Itacolomy) o destaque e Ivo (Kau’s) o melhor jogador.

Feminino

O Glicose já havia se sagrado hexacampeão do Torneio Feminino, no dia 23 de julho, com a vitória por 4 a 1 sobre o UCC (Clique aqui e veja a reportagem).

Avaliação

O secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Congonhas, José Lúcio de Castro, após acompanhar todas as 40 edições, garante: “Esta final foi uma das finais mais importantes, eletrizantes, de mais alto nível e competitiva da história do Torneio de Férias, exatamente no aniversário de 40 anos”.

Ele lembra que, a princípio, houve uma resistência à realização do Torneio de Férias no Ginásio Poliesportivo do Novo Cidade, inaugurado em junho deste ano pelo Governo Municipal e a comunidade, mas depois ele caiu nas graças da população de Congonhas. “E na final, mesmo com forte chuva em Congonhas, o ginásio esteve lotado, está 100% aprovado, este foi um grande teste, o ginásio está pronto para receber jogos da Liga Futsal e da Superliga de Vôlei. Cada uma delas leva as mantas de Taraflex para colocar no piso para a realização das partidas e depois leva embora, é assim em todo ginásio que recebe estas competições, o restante necessário esta praça de esporte tem e de alta qualidade”, afirma.

Ainda segundo José Lúcio, o nível demonstrado em quadra por Portela e Kau’s serve de parâmetro e incentivo para a sequência do desenvolvimento do Futsal de Congonhas. “Além de realizar torneios como a Copa Verão e o Torneio de Férias, temos o trabalho de formação nas escolinhas, temos Seleções fortes no Masculino e no Feminino, que estão classificadas para a Etapa Regional do JIMI, disputam ainda outras competições estaduais e regionais, nosso Governo construiu ginásios poliesportivos em todas as regiões da cidade, que recebem prática esportiva e outras atividades das comunidades o dia  todo. Congonhas trabalha para se tornar referência, em todos os aspectos, nesta área de esporte e lazer para todo o Estado. Já fomos visitados por outras prefeituras importantes como Pouso Alegre e Contagem, que vieram conhecer nossa infraestrutura e atividades socioeducativa que desenvolvemos. Todos saem daqui impressionados. Pouso Alegre, inclusive, criou um projeto que se inspirou até no nome do nosso Congonhas Mais Saudável,  que engloba todos serviços prestados pela Sel. Mas seguimos avançando mais ainda a cada dia”.

Os secretários José Lúcio de Castro e Sandro Cordeiro (Gestão Urbana) representaram o prefeito Zelinho nas solenidades de encerramento do 40° Torneio de Férias de Futsal, já que o chefe do Executivo Municipal cumpria um compromisso fora da cidade, marcado com muita antecedência. “O prefeito, que é quem proporciona a realização de toda esta prestação de serviços à nossa comunidade na área de esporte e lazer, queria muito estar presente ao encerramento glorioso dessa edição comemorativa. Mas ficará muito feliz ao acompanhar todo o material de divulgação sobre as finais no ginásio do Nova Cidade”, completou o secretário da Sel.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.