Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Lafaiete será contemplada com o programa “Mãos à Obra na Escola”.

Três escolas da rede estadual de ensino de Conselheiro Lafaiete serão contempladas com o programa “Mãos à obra na escola”, lançado no dia 31 de maio pelo Governo de Minas durante realizada na Cidade Administrativa que contou com a presença do governador Romeu Zema e da secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, além diretores de escolas estaduais.

Na primeira etapa do programa que visa recuperar as instalações das unidades escolares, serão destinados R$ 21 milhões para intervenções em 132 escolas de 92 municípios de várias regiões do estado. As três escolas da rede estadual de ensino de Conselheiro Lafaiete que serão contempladas como o programa são: Escola Estadual Narciso de Queirós; Escola Estadual Luiz de Mello Vianna Sobrinho e Escola Estadual Moacir de Souza Dias. Além de Conselheiro Lafaiete outras duas cidades do Alto Paraopeba serão contempladas com o programa: Piranga  onde serão realizados trabalhos de revitalização na Escola Estadual Coronel Amantino Maciel, e em Entre Rios de Minas onde as obras contemplarão a  Escola Estadual Ribeiro de Oliveira.

As escolas contempladas nesta primeira etapa do programa foram definidas com base em critérios técnicos de ponderação de urgência. “Houve um cuidado para que todos os termos de compromisso fossem revisados e na atualização cadastral desses termos para que nós conseguíssemos priorizar aquelas mais necessitadas”, destacou a secretária Julia Sant’Anna. Fazem parte dessa lista unidades que necessitam de obras emergenciais como construção de muros, reforma de telhados, banheiros, cozinha, refeitórios, rede elétrica, reforço estrutural de salas de aula, substituição de portas, reforma geral de instalações, entre outras.

Os R$ 21 milhões que serão investidos foram disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) após esforços de otimização e melhoria de processos já existentes na pasta, como explica Júlia. “Fizemos um esforço muito grande de revisão de processos e um estudo minucioso de revisão de contratos que nós entendíamos que poderiam ser melhor administrados e que resultariam na garantia de mais equidade a cada um dos nossos alunos”.

Os recursos para a primeira fase do “Mãos à obra na escola” já estão assegurados e serão liberados pela SEE no decorrer dos próximos quatro meses. Ao fim desta primeira etapa do programa, o Governo de Minas anunciará o valor a ser investido na segunda fase, além das novas unidades escolares que serão atendidas. “Conforme formos conseguindo mais recursos vamos avançando no programa. Esse é um momento em que começamos a comemorar as vitórias na educação”, destaca a secretária.

Os técnicos da Secretaria de Educação fazem anualmente o diagnóstico de infraestrutura escolar. Esse levantamento, feito in loco, verifica as condições da estrutura física de cada unidade escolar. Essas informações são cadastradas em um sistema no qual se classifica a condição geral do prédio. Com as informações obtidas nas vistorias e com base nas necessidades de cada escola, a equipe da SEE elabora um plano de atendimento.

Fonte: Agência Minas/Foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

GOVERNO DE MINAS DIVULGA ESCALA DE PAGAMENTO PARA SERVIDORES ESTADUAIS