Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Em cumprimento a Lei Municipal nº 5.890/2018, que torna obrigatória a inserção de placas indicativas de atendimento preferencial às pessoas portadoras de autismo nos estabelecimentos públicos e privados de Conselheiro Lafaiete, foi realizado na tarde de ontem (20) nos espaço físico do Laboratório Hemolab, ato simbólico de instalação de placas indicativas de atendimento  preferencial às pessoas portadoras de autismo.

O evento contou com as presença do Prefeito Municipal de Conselheiro Lafaiete, Mario Marcus Leão Dutra (DEM), e da  vereadora autora do Projeto de Lei,  Carla Maria Sassi de Miranda (PSB), além de colaboradores da unidade laboratorial e de membros da Associação dos Familiares e Autistas Unidos Pelo Autismo (AFAUPA).

O objetivo Lei,  é de assegurar o atendimento prioritário para este público e seus acompanhantes, mediante apresentação de laudo médico. O benefício do atendimento já acontece em Conselheiro Lafaiete para pessoas  idosas, gestantes, lactantes e portadores de necessidades especiais.

Na área de espera do laboratório foram instaladas placas contendo o símbolo do autismo. A doença é caracterizada por uma fita de quebra cabeças, que representa o mistério e complexidade desta patologia.

A presidente da AFAUPA, Maria Izabel Dias de Faria, falou sobre a importância desta nova medida adotada pelo município, uma vez que muitos autistas ainda sofre muito preconceito e até descaso para aquelas pessoas que não sabem detalhes sobre a doença. “Em nome das pessoas que estão nesta luta junto à nossa associação, agradeço pela atenção dada pelo legislativo e executivo. Muitas das mães e pais, ás vezes, nem eram ouvidos e várias instituições de saúde nem consideram o autismo como uma necessidade especial. Hoje é um dia de alegria, pois esta é uma grande vitória para nós”, comentou.

Fonte: Prefeitura de Conselheiro Lafaiete.