Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Matriz de Santo antônio fica lotada de devotos no dia dedicado ao Padroeiro.

No dia em que se celebra Santo Antônio, milhares de fiéis e devotos passaram pela Igreja Matriz no bairro de mesmo nome para agradecer, e renovar os pedidos. Os três horários em que houve celebrações eucarística a multidão de pessoas se acomodavam do jeito que podiam para ouvirem atentos as palavras proferidas pelo pároco, Padre José Eudes de Carvalho Araújo, que enalteceu a vida e a obra do Santo.

Passaram pela Matriz durante treze dias de festa e de celebrações eucarísticas , autoridades políticas,  religiosas e militares, além é claro de um grande público.

Diferente do que vinha ocorrendo em anos anteriores, este ano não houve movimentos de barraquinhas, tendo a festa restrita somente a celebrações religiosas. E como reza a tradição, no Dia do Padroeiro houve a distribuição de pães nos três horários de missa, e realizada a procissão  com a imagem do Santo que percorreu as principais ruas do bairro, no retorno para a Matriz, foi celebrada uma missa e posteriormente,  acesa a fogueira.

“Santo Antônio sempre foi um Santo popular,  e a prova deste carisma é a presença desta grande multidão de pessoas presente nesta data em que celebramos o seu dia, desdes as primeiras horas da manhã quando foi realizada a primeira missa em devoção ao Santo Antônio,” enfatizou Padre Eudes.

“Minha devoção por Santo Antônio  começou quando pedi a ele por meus filhos e após ter alcançado inúmeras Graças,  sempre fiz presente nas celebrações dedicada ao nosso Padroeiro. É um forma que demostro a minha gratidão, fé e obediência ao Santo que sempre tem atendido minhas preces,” contou a devota, Maria das Graças Campos, que semanalmente participa das celebrações religiosa na paróquia.

Em meio a tantos relatos de devotos e de fiéis, onde cada um destes reflete a crescença e a importância que o Santo tem no dia a dia destas pessoas. Antes da procissão sair, a reportagem do Vertentes das Gerais deparou com um garotinho  com as vestes similar a de Santo Antônio, correndo todo alegre pela igreja. Curiosamente nos aproximamos e peguntamos aos pais dele sobre o que teriam motivados eles a vestir o garotinho igual ao Santo, e se por acaso teria algo haver com com pedido de graça alcançada. Foi neste momento em que os pais,  Sérgio Augusto e Michele Carvalho Milagres, relataram a história do pequeno Jonas Henriques Milagres Coelho, que completava naquele dia dedicado ao Santo, seus dois anos de vida. “Os votos foram feitos durante o período em que tivemos o Jonas. Ele nasceu fora do tempo considerado normal para uma gestação, além disso, o Jonas passou aproximadamente 48 horas sem o líquido amniótico devido a “bolsa ter estourado” e não ter sido possível realizar o parto naquele momento. Após estes acontecimentos, o Jonas precisou ficar internado por cerca de 10 dia em uma UTI neonatal, e as chances dele sobreviver eram poucas. Muitos não acreditavam que ele sairia daquela UTI vivo, mas  nos tivemos muita esperança em tê-lo junto de nós. Durante o período em que Jonas permaneceu na UTI, uma tia dele fez uma promessa à Santo Antônio, que caso ele melhorasse, quando o garotinho  completasse dois anos de vida, eles o levariam  na procissão com vestimentas igual a do Santo”, comentaram muito sorridentes os pais do garotinho.

A Festa de Santo Antônio contou com o apoio de vários movimentos de pastorais, grupos, e  entidades religiosas.

Fotos: Januário Basílio.