Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

MG tem dois novos casos suspeitos de coronavírus, diz Ministério da Saúde

Ao todo no Brasil, 20 casos suspeitos da doença estão sob investigação. Doze das 20 pessoas estiveram na Itália.

O Ministério da Saúde informou, nesta quarta-feira (26), que há dois novos casos suspeitos de coronavírus sendo investigados em Minas Gerais.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), os dois são de mulheres e em Belo Horizonte.

Segundo a SES-MG, uma mulher de 57 anos apresentou sintomas respiratórios no dia 22 de fevereiro. A paciente viajou para Dubai, saindo de BH dia 25 de janeiro, e durante a viagem esteve na Tailândia, Vietnã e Camboja.

Ela chegou no Brasil em 17 de fevereiro e à capital mineira no dia 19. Em 25 de fevereiro, com sintomas de síndrome gripal, procurou atendimento médico em hospital privado da capital.

Por se enquadrar nos critérios de caso, o hospital notificou a suspeita de Covid-19. A paciente está internada em isolamento hospitalar em Belo Horizonte e o quadro de saúde é estável. As amostras laboratoriais foram coletadas e enviadas para análise.

No segundo, a SES-MG foi notificada no último dia 25 sobre outra suspeita de uma mulher de 25 anos que mora em BH e teve sintomas de síndrome gripal no dia 22.

Ela viajou para a Tailândia, saindo de Belo Horizonte dia 4 de fevereiro, passou pelo Vietnã, Singapura e fez conexão no aeroporto de Abu Dabi e Madri durante o deslocamento.

Em 24 de fevereiro, ela voltou ao Brasil e, no dia seguinte, procurou atendimento médico, sendo considerada caso suspeito de Covid-19.

A paciente está internada em isolamento no Hospital Júlia Kubistschek, na Região do Barreiro, que faz parte da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais ( Fhemig). O quadro de saúde dela é estável. As amostras laboratoriais foram coletadas e enviadas para análise.

No Brasil

Ao todo no Brasil, 20 casos suspeitos da doença estão sob investigação. Doze das 20 pessoas estiveram na Itália, que enfrenta um surto de Covid-19, a doença causada pelo vírus.

Nesta quarta-feira, o 1º paciente foi confirmado com o novo coronavírus no Brasil.

Ainda dentro dos 20 casos monitorados, duas pessoas viajaram para a Alemanha, duas para a Tailândia, uma para a China, uma para a França, uma teve contato com o paciente confirmado e uma teve contato com um caso suspeito.

Os pacientes, 11 mulheres e 9 homens, estão sendo monitorados em 7 estados:

1 paciente na Paraíba;

1 paciente em Pernambuco;

1 paciente no Espírito Santo;

2 pacientes em Minas Gerais;

2 pacientes no Rio de Janeiro;

11 pacientes em São Paulo;

2 pacientes em Santa Catarina.

A pessoa mais velha tem 68 anos, e a mais nova, 20.

Outros 59 possíveis casos já haviam sido descartados pelo governo brasileiro.

Caso confirmado

O paciente que teve os exames confirmados para a Covid-19 é um morador de São Paulo de 61 anos, que viajou para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente tem sinais brandos da doença, como tosse, e está em isolamento domiciliar.

Os exames de detecção da doença são feitos a partir da coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz), que é realizado pelo hospital que atendeu o caso suspeito e encaminhado ao laboratório de saúde pública na capital.

Os dados oficiais estão sendo registrados pelos municípios em um sistema de notificação do Ministério da Saúde.

Fonte: G1 Minas Gerais/Foto(reprodução): Getty Images/BBC.

CENTRO DE SISMOLOGIA DA USP REGISTRA NOVO TREMOR DE TERRA EM MURIAÉ