Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

MILHARES DE CATÓLICOS PARTICIPAM DA SOLENIDADE DE BEATIFICAÇÃO DE ISABEL CRISTINA

Milhares de católicos participaram em Barbacena da cerimônia de beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina Mrad Campos, realizada, na manhã de sábado (10), no Parque de Exposições do município mineiro, localizado na região do Campo das Vertentes. A solenidade foi presidida pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), e contou com a presença de diversos líderes religiosos da região, dentre eles; o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, o Arcebispo Emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira, o Postulador da causa de beatificação de Isabel Cristina, Dr. Paolo Vilotta, o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Monsenhor Danival Milagres, bem como o tio de Isabel Cristina, Miguel Mrad,

Durante solenidade foi lembrado a forma brutal da morte de Isabel Cristina, a época uma jovem de 20 anos, assassinada a facadas em 1º de setembro de 1982, no apartamento onde estava morando para preparar-se para o vestibular de Medicina, em Juiz de Fora. O agressor, um homem que montava um guarda-roupa em sua casa, tentou violentá-la sexualmente e não obtendo êxito, deferiu-lhe 15 facadas, além de golpeá-la com uma pequena cadeira.

De acordo com a Arquidiocese de Mariana, mulher, jovem e leiga, Isabel Cristina viveu os valores cristãos e espiritualidade vicentina, que inspiraram a sua caminhada de fé e atenção aos mais pobres e necessitados. Nasceu em Barbacena no dia 29 de junho de 1962, ela cresceu na vivência da fé e cultivando uma relação de carinho e amor em família. O Papa Francisco reconheceu seu martírio. Mas, devido à pandemia que impossibilitou na realização de solenidades, somente agora foi possível a celebração de sua Beatificação.

“É uma graça ter a beatificação de uma Leiga, jovem, que soube viver a sua fé na defesa corajosa dos seus valores, sendo a beata uma referência para os jovens. É preciso resistir ao mal, custe o que custar. Agradecemos a Deus o testemunho de fé desta jovem”, enfatizou Monsenhor Danival Milagres Coelho, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade e coordenador Geral da Cerimônia de Beatificação de Isabel Cristina.

De acordo com Dom Airton, a beatificação de Isabel Cristina abriu uma grande oportunidade para o trabalho de evangelização na Arquidiocese de Mariana. O Arcebispo ainda destacou que a santidade deve ser exercida por todos, leigos e religiosos.

“O Papa Francisco insiste que a santidade é para todos nós, todas as pessoas são convidadas a ser santas e Isabel Cristina é o exemplo de que isso é verdade. Nós temos que ampliar o horizonte. Já temos quatro Servos de Deus no caminho: Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, Monsenhor Horta, Floripes Dornellas de Jesus (Lola) e Dom Viçoso. Quando esses quatro forem declarados beatos e santos depois, como é que vai ser? Aí é a nossa vez, de todos nós, quem é que vai estar no caminho”, disse.

Já Dom Gil Antônio Moreira apontou que a beatificação de Isabel Cristina marca também a história da Arquidiocese de Juiz de Fora. Ele contou que a jovem “foi martirizada no centro da cidade, em um apartamento muito próximo a Catedral e ao Cenáculo, onde há a exposição do Santíssimo perpetuamente. Ela muitas vezes saía do seu apartamento para estudar dentro da igreja, diante do Santíssimo, além de rezar”.

Para Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana, a beatificação de Isabel Cristina é um grito profético da Igreja. “A beatificação de Isabel Cristina vem nos falar da dignidade da mulher, da sacralidade da vida e é um não que a Igreja pronuncia ao feminicídio em nosso país. A voz da Igreja tem que se levantar veementemente contra o feminicídio, contra a exclusão da mulher, contra a discriminação da mulher e a favor da igualdade fundamental de todas as pessoas humanas criadas a imagem de Deus”, pontuou.

 

Transaladação

No domingo (11), às 15h, aconteceu missa em Ação de Graças pela beatificação de Isabel Cristina no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Durante celebração, os fiéis puderam oficialmente ver a imagem da Beta pela primeira vez.

IMAGEM-DA-BEATA-ISABEL-CRISTINA

Após a Santa Missa, aconteceu a transladação dos restos mortais da Beata para a Capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, encerrando com o Canto do Te Deum.

 

Martírio

FOTO-08

Devido a forma como morreu, mas sobretudo como viveu, em 26 de janeiro de 2001, foi instaurado oficialmente o Tribunal para a Causa de Beatificação da jovem Isabel Cristina. Em 1º de setembro de 2009, o processo foi encerrado em âmbito arquidiocesano, quando também aconteceu a exumação dos seus restos mortais e a trasladação dos mesmos para o Santuário Nossa Senhora da Piedade, em sua cidade natal.

Após onze anos, em 27 de outubro de 2020, o Papa Francisco autorizou a publicação do decreto reconhecendo o martírio de Isabel Cristina, possibilitando que ela seja proclamada beata.

 

Vídeo sobre a solenidade de beatificação

O portal de notícias Vertentes das Gerais está produzindo um vídeo especial sobre a solenidade de beatificação de Isabel Cristina, que será publicado nesta semana no YouTube, através do canal Vertentes das Gerais OFICIAL.

Se inscreva no canal e clique no “sininho” para ativar as notificações. Desta forma, você será notificado pelo You Tube sempre que postarmos vídeos novos.

Fotos: Januário Basílio.

Leia também:

PREFEITURA DE BARBACENA DIVULGA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO II SONHO DE NATAL