Onze pessoas morreram no atual período chuvoso no estado.
Minas Gerais tem 42 municípios em situação de emergência por causa das chuvas. Uma cidade, Conceição do Pará, na Região Centro-Oeste, está em estado de calamidade pública devido a ocorrências de deslizamento de solo.
Onze pessoas morreram no atual período chuvoso no estado, iniciado no fim de setembro — a maior parte dos óbitos ocorreu em dezembro.
As mortes foram registradas em Uberlândia (1), Ipanema (3), Maripá de Minas (1), Coronel Pacheco (1), Raul Soares (2), Nepomuceno (1), Capinópolis (1) e Alterosa (1).
Os dados constam no boletim da Defesa Civil de MG desta terça-feira (7). Ao todo, 1.235 pessoas já ficaram desalojadas no estado, e outras 173, desabrigadas (com necessidade de abrigo público).

Dom Silvério, Zona da Mata
Na tarde desta terça-feira (07/01), um temporal arrasou com a cidade de Dom Silvério, na Zona da Mata, em duas horas de chuvas intensas que provocaram alagamentos e grandes transtornos na região central da cidade.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o prefeito, Zé Bráulio (União), usando uma corda para ajudar os moradores a sair de casas inundadas (veja acima). Em outra publicação, ele informou que vai fazer uma reunião com o secretariado para “tomar medidas cabíveis neste momento caótico que vive o município”.
De acordo com a Defesa Civil, o nível das águas do córrego do Mingau, que atravessa o bairro Campestre, subiu três metros, deixando dezenas de desalojados. A força da correnteza destruiu uma ponte, e outras duas, que apresentaram risco de desabamento, foram interditadas. Diversas lojas e casas foram inundadas no Centro, onde pessoas ficaram ilhadas. A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves também foi atingida, mas os prejuízos ainda não foram contabilizados.
Segundo a Defesa Civil, mais chuvas estão previstas para as próximas horas.
Na região do Campo das Vertentes e Zona da Mata, os municípios em situação de emergência por causa das chuvas são: Antônio Carlos; Coronel Pacheco; Dom Silvério e Tocantis.
Com informações: G1 Minas Gerais/foto: Redes sociais.