Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Morador do bairro Santa Tereza é vítima de estelionatários em Barbacena

Um idoso de 72 anos acionou a Polícia Militar na tarde de quarta-feira (24), após ter sido vítima de golpe praticado por estelionatários no bairro Santa Tereza, em Barbacena.

A vítima relatou à PM que recebeu a ligação de uma mulher se passando por funcionária de um banco questionando uma compra realizada com o cartão dele e se reconhecia tal compra. Tendo o idoso alegado não conhecer tal fato. A suposta funcionária do banco começou a perguntar informações do cartão, como por exemplo; nome completo, códigos, nome que estava impresso e o código de segurança que fica atrás do cartão. A autora disse que uma pessoa do sexo masculino iria até a casa do senhor buscar o cartão e solicitou que ele cortasse o cartão no meio de modo que ficasse visível o nome e não danificasse o chip.

Posteriormente um homem chegou em uma motocicleta na residência da vítima e pegou o cartão enquanto o condutor da moto esperou mais afastado. Durante a ligação telefônica, a suposta funcionária do banco questionou o homem sobre dados do cartão de sua esposa, 68 anos, tendo a mulher repassado os dados e senhas.

No cartão do idoso foram realizados  duas compras. Já a esposa dele não soube informar se os autores fizeram compras em seus cartões. O casal foi orientado a bloquear os cartões.

A Polícia Militar orienta a população para não repassar dados por telefone. Caso receba uma ligação desse tipo, vá imediatamente até sua agência bancária e converse pessoalmente com seu gerente. No caso de dificuldade para se locomover, peça auxílio para um familiar.

Caso a pessoa no telefone, diga que, em função da pandemia do coronavírus,  os bancos, para evitar contaminação de idosos, estão com funcionários que buscam os cartões em casa, não acredite. Esse tipo de situação, não ocorre.

Jamais entregue seu cartão a alguém, mesmo que você acredite que ele esteja cancelado (ou cortado). Saiba que nem o banco, nem a polícia precisam de seu cartão para investigar.

Fonte: 13ª RPM Barbacena.

Leia também:

PM APREENDE SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS EM ALFREDO VASCONCELOS