Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Os moradores de Congonhas, na região Central de Minas, foram surpreendidos na manhã do último domingo (14) por uma nuvem de poeira que tomou conta da cidade durante todo o dia. Para a Diretoria de Meio Ambiente do município, o fenômeno está ligado a atividades de mineradoras.

O órgão informou que cobrou explicações das empresas e que até outubro deste ano um medidor de qualidade do ar deve ser instalado no centro da cidade, como forma de fiscalização. Por tomar conta da atmosfera, a nuvem de poeira pode provocar crises respiratórias .

De acordo com o meteorologista Herivelto dos Anjos, do TempoClima PUC Minas, a nuvem de poeira pode ter relação direta com a emissão de poluentes. “No último domingo, tivemos uma frente fria naquela região, com muitos ventos. É preciso checar se há relação, mas sabemos que o vento pode elevar o alcance da poeira em regiões onde a incidência dela é maior”, afirmou.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável de Congonhas, Christian Souza Costa, entre os meses de maio e agosto o nível de poeira na cidade costuma ser maior. “Nesta época de tempo seco e muito vento, isso costuma acontecer. Mas dessa vez foi bem maior. Por estarem muito próximas da cidade, as minas trazem uma quantidade de poluentes muito grande para a zona urbana”, afirmou.

De acordo com Costa, a Prefeitura de Congonhas notificou as mineradoras Ferrous, Ferro+, CSN e Vale a respeito do ocorrido. As empresas têm 20 dias para explicar o que ocorreu e apresentar um plano de ação para que problema não se repita. Se não cumprirem prazo, elas podem ser penalizadas.

“Com frequência, as empresas são notificadas, mas, como não conseguimos medir a emissão de partículas poluentes, fica difícil saber quando os limites são ultrapassados”, explicou.

A reportagem tentou contato com as mineradoras, mas não obteve resposta.

Fonte: Jornal O Tempo