Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Mulheres e profissionais da saúde de Congonhas vestiram rosa em outubro

Em 2018, a campanha do Instituto Nacional do Câncer no Outubro Rosa teve como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo foi fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero e desmistificar conceitos em relação à doença. Governo Municipal e população congonhenses entenderam bem a mensagem. As Unidades de Atenção Primária a Saúde (UAPS) do Município e a Clínica da Mulher se engajaram na campanha. Além de intensificar o trabalho de conscientização, estas unidades de saúde ampliaram os serviços voltados para a saúde da mulher neste período. Nos bairros, foram organizadas caminhadas, aulas de ginástica e palestras com grande adesão do público alvo. A Clínica da Mulher assumiu também o papel de porta de entrada, além de desempenhar sua função de oferecer o atendimento secundário.  No último dia do mês, esta quarta-feira, 31, a unidade do Jardim Profeta encerrou a programação com muita atividade física, palestra e confraternização.

O médico especialista em Saúde da Família do PSF Pires, Adriano Freitas, lembra que “esta é uma época muito importante tanto para reforçar a mulher sobre sua importância na sociedade quanto a necessidade de cuidar de sua família. Mas o cuidado deve ser tomado o ano todo. Orientamos as mulheres a realizarem o autoexame a partir da primeira menstruação. Para o SUS, a idade mínima para realização de exames é 45 anos. A mulher tem de adquirir a consciência de se cuidar, não esperar alguém cobrar isso dela. Mas há casos de câncer de mama na glândula do homem também.

A UAPS do Pires foi uma das que organizaram uma caminhada do Outubro Rosa, percorrendo as principais ruas do bairro e início e chegada naquela unidade de saúde. Após a atividade, Camila Maria Pereira, enfermeira e coordenadora do PSF explicou como funciona o atendimento à mulher: “Oferecemos o exame preventivo do câncer de colo de útero, que pode ser agendado de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento da unidade (de 7h às 16h). São disponibilizadas oito vagas por semana para mulheres entre 25 anos e 64 anos de idade. Em outubro, os exames foram realizados em mulheres de qualquer faixa etária. Quando é encontrado algum problema, a paciente é encaminhada para a Clínica da Mulher a fim de que seja avaliado o grau da doença. Quanto mais cedo diagnosticado, maior a chance de cura terá o câncer. Com relação à mamografia, o Sistema Único de Saúde (SUS) autoriza o pagamento do exame para mulheres de 50 anos até 69 anos de idade”.

O PSF do Pires ministrou também uma palestra na empresa MIP, que atua na área da VALE, sobre o tema para as funcionárias da empresa, com distribuição de brindes como camisas temáticas e lanche.

Outras UAPS como a do Santa Mônica, Vila São Vicente, Centro I (na praça da Coqueria)  também marcaram o mês com atividades do Outubro Rosa.

A do Jardim Profeta realizou as suas nesta quarta-feira, 31 de outubro. Uma caminhada reuniu cerca de 40 mulheres entre profissionais da saúde, vestidas com camiseta alusiva à caminha destinada ao público feminino, mas também ao Novembro Azul, dedicado aos homens. Elas se deslocaram do Telecentro até o prédio nodo do PSF da comunidade, onde a equipe do Núcleo de Saúde da Família (NASF) conduziu uma aula de ginástica e as médicas generalistas Rafaela Lima e Luciana Rodrigues ministraram uma palestra alertando a todas sobre riscos e recursos disponíveis para prevenção e tratamento do câncer de mama e colo de útero. Usuária daquela unidade, Vicência Maria de Oliveira pediu palavra durante o evento para dar o testemunho de quem teve o problema diagnosticado a tempo. “Fiz o exame depois que fui encaminhada pela equipe do PSF para a Clínica M, ele apontou o câncer de mama, tratei em Belo Horizonte e graças a Deus estou curada. O acolhimento que tive de todos os profissionais foi muito importante pra minha vida. Agora é só seguir fazendo o acompanhamento”, diz emocionada.

As duas médicas terminaram a palestra solicitando apoio das mulheres para que, a partir deste 1º de novembro incentivem os homens a aderirem ao Novembro Azul, que é a campanha correspondente ao Outubro Rosa, dedicada ao público masculino para preveni-lo contra o câncer de próstata. O evento foi encerrado com sorteio de brindes doados pelo comércio e um lanche para as participantes.

Clínica da Mulher

Como não poderia deixar de ser, a Clínica da Mulher, que também está vinculada à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Congonhas, entrou um clima do Outubro Rosa, com decorações características da campanha em todas as salas. As recepcionistas foram orientadas a receber, este mês, casos que são geralmente atendidos somente na porta de entrada da saúde (que são os PSF’s), estimulando e avaliando as mulheres e encaminhando os casos necessários para tratamento.

Lívia Alessandra de Oliveira Alves, enfermeira da Clínica M, lembra que esses procedimentos preventivos e curativos estão à disposição da mulher o ano todo na rede de saúde. “O que acontece em outubro é que os profissionais de saúde intensificam este trabalho de conscientização das mulheres sobre a importância de fazerem a mamografia e autoexame das mamas, que consegue detectar um nódulo já maior, mas também muito importante. Durante o ano, os PSF’s fazem o atendimento primário, realizando a detecção precoce, por meio de mamografia e ultra-som e agendando a consulta médica na Clínica M. Em caso de alteração, o mastologista (Dr. Aroldo Eight) faz o acompanhamento para saber qual é a natureza do nódulo. Se for detectado o câncer de mama, a mulher é encaminhada à atenção terciária para tratamento oncológico em Belo Horizonte”, explica. A Clínica M se localiza à rua Manganês, nº 34, na Praia. Telefone: 3732-2209.

A coleta do exame preventivo do colo, que se intensificou em Congonhas durante o Outubro Rosa e que se estenderá até dezembro, tem previsão de atender cerca de 1.500 mulheres.

Saiba mais em: http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/outubro-rosa.asp

Fonte: Prefeitura de Congonhas.