Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Barbacena realiza ações de conscientização da campanha Julho Amarelo

O município de Barbacena está promovendo ações sociais da campanha Julho Amarelo, que tem como objetivo conscientizar a população para a luta contra as hepatites virais.

A campanha, criada através de lei federal nº 13.802/2019, é focada no tratamento para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado. O serviço está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser realizado através das Unidades Básicas de Saúde por meio do teste rápido para Hepatite B e C e encontra-se também a vacina de Hepatite B, disponível na rotina de crianças e adultos, e a vacina da Hepatite A disponível até 4 anos 11 meses e 29 dias e também através do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais.

A prevenção da Hepatite A e E se dá através de medidas de higiene e saneamento básico, como a lavagem correta e frequente das mãos, utilização de água tratada, lavagem dos alimentos que irão ser consumidos crus como frutas, legumes e verduras.

A prevenção da Hepatite B e C se dá através do uso de preservativo nas relações sexuais, não compartilhar objetos de uso pessoal, tais como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings.

A testagem das mulheres grávidas ou com intenção de engravidar também é fundamental para prevenir a transmissão de mãe para o bebê. A profilaxia para a criança após o nascimento reduz drasticamente o risco de transmissão vertical.

Foto: Divulgação.

Leia também:

PESSOAS A PARTIR DE 38 ANOS SERÃO VACINADAS CONTRA COVI-19 NESTE SÁBADO