Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Desembarcou em Barbacena na última quinta feira (28) após passar por tratamento e de cuidados médicos na Tailândia, o garotinho Bernardo de apenas 3 anos de idade, que ficou muito conhecido na região depois que familiares e amigos, sensibilizados com os problemas de saúde enfrentado por ele, resolveram promover uma campanha solidária intitulada, “Todos pelo Bernardo’, com o intuito de levantar os recursos necessários para que o Bernardo pudesse passar por um tratamento de saúde na Tailândia.

Bernardo  foi diagnosticado com paralisia cerebral e também sofre de crise de epilepsia, e precisava passar por um tratamento com células tronco na Tailândia, já que no Brasil, este tratamento ainda não está regulamentado pela Ministério da Saúde.  O alto custo do tratamento  incluindo o valor pago com as passagens, não condizia com a realidade financeira dos familiares do Bernardo, e foi um destes problemas que milhares de pessoas de Barbacena e de várias cidades da região se uniram para ajudar o garotinho a realizar o tratamento na Tailândia.

Foram organizados diversos eventos  na região com a intensão de arrecadar o máximo possível de dinheiro pra poder ajudar os familiares, dentre os eventos: Bingos, rifas, show,s, ações sociais dos mais variados formatos, e diversas partidas de futebol beneficente, uma delas, trouxe a Barbacena no estádio Walter Antunes, sede campestre do Andaraí Esporte Clube, a Seleção Máster Carioca que jogou contra um time formados por empresários e esportistas de Barbacena. O evento realizado pela Liga de Desporto de Barbacena (LDB), trouxe craques do passado a cidade, entre eles: Iranildo, Donizete Pantera e Mauro Galvão. Outro jogo promovido pela LDB, para ajudar na campanha, foi a que trouxe a seleção master do Atlético-MG  que jogou contra a seleção master da LDB (foto abaixo).

 

Todas formas de ajuda e de apoio para ajudar no tratamento do Bernardo mexeu muito com os familiares do Bernardo que ficaram emocionados com as manifestações de solidariedade em prol do garotinho. Em Conversa com o Vertentes das Gerais, a mãe de Bernardo, Elenice Paulo de Oliveira (25 anos), falou sobre os primeiros resultados obtidos pelo filho após o tratamento: ” De imediato, já notamos algumas mudanças logo que ele passou pelo primeiros procedimentos e desde então, ele ganhou mais vida no olhar e está interagindo mais com a gente. Passou a ter mais interesse em brincar o que antes ele não fazia devidos a suas limitações. E quanto mais terapias ele fizer,  melhor será a evolução dele no dia a dia. Pretendemos  investir em sessões de fisioterapias pra poder estimular ele e desta forma, fazer com que os resultados vão aparecendo aos poucos,” disse. Elenice também falou sobre a mobilização das pessoas na campanha: “tenho uma gratidão muito grande por todas aquelas pessoas que nós ajudou nessa campanha. Só de lembrar que as pessoas se sensibilizaram para ajudar meu filho e uma emoção muito grande”, comentou.

Bernardo passou por sete aplicações de células tronco durante o período em que ficou na Tailândia, e segundo informou o médico que realizou os procedimentos, é necessário aguardar por um período de mais ou menos seis meses para que as células possam ser ativadas, e as sessões de fisioterapias são fundamentais para estimular as células.

fotos: Enviadas pela família do Bernardo.