Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

O maior evento religioso de Congonhas tem início na próxima sexta-feira (07).

Jubileu de Congonhas alimenta a fé cristã e movimenta a cidade

 

Pela ladeira histórica atravessam peregrinos de todos os cantos do Brasil em busca de graças ou para agradecer por tê-las recebido. Congonhas, cidade da fé e devoção, recebe, entre os dias 7 e 14 de setembro, a mais importante peregrinação religiosa de Minas Gerais: o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Nestes 261 anos da origem da devoção ao Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas se transforma. Pelo sítio histórico também são instaladas  barracas, onde comerciantes vendem diversos tipos de produtos. A festa também aquece a economia da cidade, principalmente nas áreas de hotelaria, gastronomia e artesanato.

A organização da infraestrutura do Jubileu é feita pela Comissão do Jubileu, formada pelas secretarias da Prefeitura. São oferecidos diversos serviços que garantem a comodidade da população e dos turistas. Já as celebrações religiosas são realizadas pela Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, com apoio da Arquidiocese de Mariana.

 

Celebrações

Durante oito dias, o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é o principal palco das celebrações religiosas. No dia 7, as missas acontecerão às 7h, 10h, 11h, 15h (abertura oficial com do arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos) e às 18h. De 8 a 13, as celebrações serão realizadas às 6h, 8h, 10h, 15h e às 18h. E no dia 14, encerramento da festa, serão celebradas missas às 6h, 8h, 10h, 15h.

 

Atendimento ao turista

Os visitantes que chegarem a Congonhas receberão orientações no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado à av. JK, 2039, Centro, que funcionará das 7h às 18h. Já a unidade que fica localizada no Santuário do Senhor Bom Jesus, será utilizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), que dará apoio aos romeiros.

O Museu de Congonhas terá uma programação especial durante o Jubileu, que será divulgada em breve. O Centro Cultural terá entrada franca entre os dias 7 e 23 de setembro. O Museu da Imagem e Memória não estará aberto à visitação.

Assistência Social

Para dar apoio à população de rua e às pessoas desaparecidas ou perdidas, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) ficará nos seguintes pontos: Terminal Rodoviário, Praça Bandeirantes, Praça Dom Helvécio, no início da Ladeira Bom Jesus e no Centro de Apoio ao Turista (CAT) do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. O plantão será entre os dias 7 e 16 de setembro, das 10 às 20h.

Saúde

Entre 7 e 17 de setembro, das 6h às 20h, funcionará um posto médico no Museu de Congonhas, com 1 médico, 2 técnicos de enfermagem, 1 maqueiro, 1 motorista e ambulância com desfibrilador; outro na Praça Bandeirantes, das 7h às 19h, com 1 técnico de enfermagem, 1 maqueiro e 1 motorista; e um ponto de apoio na rua Pedro Arges, próximo à Igreja São José Operário, também das 7h às 19h, com 1 técnico de enfermagem, materiais de primeiros socorros como um desfibrilador.

Entre 15 e 23 de setembro, o horário de atendimento em todos os postos será de 7h às 19h.

Limpeza

Entre os dias 6 e 23 as equipes da Prefeitura e da Localix farão a limpeza de toda a área do Jubileu e das margens dos rios, com varrição e coleta de resíduos. A Diretoria de Obras e Manutenção Urbana informa que não haverá alteração nos serviços de coleta de resíduos úmidos em todos os bairros. Qualquer dúvida pode ser tirada pelo número de telefone 3731-4116.

 

Número de banheiros químicos e bebedouros

Serão distribuídos 90 banheiros químicos, sendo que 10 são para pessoas com deficiência, sendo que a limpeza será feita ao longo do dia.Também serão colocados sete bebedouros para os romeiros no Museu da Ladeira, praça Dom Helvécio, Romaria, Rádio Congonhas e Praça Bandeirantes.

 

Segurança

A Prefeitura disponibilizará seguranças e brigadistas para garantir a segurança da população e dos visitantes. A Defesa Civil acompanha a elaboração e implantação do Projeto de Combate a Pânico e Incêndio. A cada Jubileu, a Polícia Militar faz um planejamento conjunto com a Guarda Municipal com base no número de ocorrências apurado no ano anterior. A PM trabalha com policiais fardados, de forma que as pessoas vejam a presença dos policiais, através de blitzen, abordagem a ônibus, veículos pequenos e pedestres, e com o serviço de inteligência. Haverá postos de comando no antigo prédio da Rádio Congonhas, na Basílica, no pontilhão do início da Ladeira e uma Base comunitária na praça Bandeirantes. Há ainda três guaritas. A cidade receberá reforço policial de Belo Horizonte, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Conselheiro Lafaiete e Barbacena. A corporação militar seguirá protegendo o restante da cidade no período do Jubileu. Em caso de necessidade, disque 190.

Posturas

O Setor de Fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria Municipal de Gestão Urbana é responsável pela fiscalização de Posturas em Geral, abrangendo o alinhamento das barracas, a desobstrução da via pública para o livre trânsito de pedestres e veículos oficiais e o controle dos vendedores ambulantes dentro do percurso.

Vigilância Sanitária

Confira as orientações da Vigilância Sanitária aqui.

Fonte: Prefeitura  de  Congonhas/Foto (arquivo): Januário Basílio.

 

Curta Nossa Página no Facebook: https://www.facebook.com/Vertentes-das-Gerais-618141205016345/

Siga-nos no Instagram: Vertentes das Gerais Oficial.