Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Padre Afrânio toma posse como pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo

Padre Afrânio Vieira de Almeida, até então administrador paroquial, tomou posse na paróquia de São Pedro e São Paulo em Barbacena, durante cerimônia presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José do Santos, e contou com a presença do monsenhor Danival Milagres, padre Rodrigo Arthur e do padre Alvim Valério, ex-pároco da paróquia.

A celebração eucarística, realizada na noite de domingo (09/01), foi em Rito de Posse Canônica, e envolveu toda a comunidade, que acompanhou o padre Afrânio na renovação de seu sim, no respeito e apoio ao arcebispo, no abraço à sua missão e os serviços ao povo de Deus na porção da Igreja do Senhor. Ao final da celebração foi acolhida e abençoada por Dom Airton a nova imagem da Virgem Maria Rainha dos Apóstolos, que permanecerá na matriz. Com a alegria de receber o arcebispo e acolher o novo pároco, a comunidade expressou a sua renovada alegria com homenagens.

“A celebração foi muito significativa,  e tudo pensado junto aos conselhos, comunidades, pastorais e movimentos de nossa paróquia. Já estou na paróquia há mais de 5 anos e nossa caminhada pastoral e amizade motiva nosso povo, eles já me conhecem. Já existia um grande desejo na comunidade de continuarmos a nossa caminhada e na estruturação da paróquia no âmbito missionário e pastoral, na realização de projetos e nos desafios da evangelização buscando os excluídos e os que sofrem.”, disse padre Afrânio.

Um pouco da história do padre Afrânio

Padre Afrânio Vieira de Almeida nasceu em Piedade de Ponte Nova/MG, em 4 de maio de 1983. Ingressou no Seminário de Mariana, e ainda sua formação assumiu a missão de acompanhar o Serviço de Animação Vocacional (SAV) inflamando outros à missão.

Foi ordenado presbítero, em 17 de Abril de 2010, por Dom Geraldo Lyrio Rocha. Exerceu seu ministério sacerdotal na paróquia Santo Antônio em Canaã/MG, depois como vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, em Barbacena, junto ao apoio a formação no Seminário São José na Etapa do Propedêutico.

Após sua nomeação para administrador paroquial da então Paróquia de São Pedro, tomou posse em 13 de Fevereiro de 2015. A frente da paróquia dedicou-se na animação pastoral e missionária, formando comunidades, animando as pastorais e movimentos, formação de novas pastorais segundo as necessidades da missão à conquista de seus espaços celebrativos e um grande projeto de arquitetura e adequação litúrgica da Igreja Matriz com grande envolvimento da comunidade paroquial. Concluiu o processo de adequação do nome da paróquia para Paróquia São Pedro e São Paulo.

Em 22 de novembro de 2019 foi  publicada a sua nomeação para agora pároco da mesma paróquia.

Fonte:  Pascom – Paróquia São Pedro e São Paulo.

Leia também:

EPCAR REALIZA CERIMÔNIA MILITAR DE ENTREGA DE PLATINA AOS NOVOS ALUNOS