Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Partido Novo em Barbacena entra na justiça para garantir eleição em 2020

O Diretório Municipal do Partido Novo em Barbacena entrou na justiça com um mandado de segurança para garantir a participação da sigla nas eleições municipais.

 

Os filiados do Partido Novo em Barbacena criaram um Diretório Municipal da sigla e entraram na justiça com um mandado de segurança para que sejam reconhecidos pelos diretórios estadual e nacional do NOVO, visando garantir a participação dos integrantes da sigla nesta cidade para as eleições de 2020.

Legenda/foto: Professor Silvério Ribeiro.

Segundo detalhes que foram repassados pelo representante regional do partido na mesorregião,  professor Silvério Ribeiro, o NOVO tem metas estabelecidas e orientadas pelo Diretório Nacional para que os grupos de filiados em todo o Brasil possam pleitear candidaturas e chapas completas (prefeito e vereadores) desde que apresentem um número mínimo de 150 filiados ativos no município para que o diretório se torne sustentável. Silvério Ribeiro explicou que Barbacena não conseguiu ainda este número de filiados e, conforme prazos estabelecidos pelo NOVO Nacional, encerrados no último dia 15 de junho, seguindo estes critérios, o município ficará de fora do processo eleitoral em 2020.

-Legenda/foto: Empresário José Mário Nogueira de Oliveira

O presidente eleito do Diretório Municipal de Barbacena, o empresário José Mário Nogueira de Oliveira, justificou a abertura do diretório da sigla em Barbacena e contesta, em nome do grupo de filiados que o apoiou, que o Diretório Nacional exija um número mínimo de 150 filiados ativos. Segundo José Mário, “mesmo as cidades maiores tiveram dificuldade em alcançar este número mínimo, absurdamente imposto pelo Diretório Nacional. Impossível que as cidades menores possam alcançar este total de filiados, sem que haja arregimentação. Queremos filiados conscientes e preparados adequadamente para as eleições de 2020. Somos a favor de metas proporcionais de filiados em cada cidade, levando em consideração o número de eleitores de cada uma delas”.

O Partido NOVO além de exigir o número mínimo de 150 filiados ativos, exige de seus  filiados o pagamento mínimo de R$ 29,80 mensais destinado ao Diretório Nacional para a manutenção da sigla, uma vez que o NOVO é o único partido brasileiro que luta contra o Fundo Partidário e, não utiliza este recursos, inclusive lutando na justiça para devolvê-lo ao Governo.

A batalha pela autonomia da abertura de diretórios em Minas Gerais, com a decisão dos filiados de Barbacena, termina no âmbito das negociações nas instâncias do partido e passa para a esfera judicial. “Nossa batalha será pelo reconhecimento de que, com o número de filiados que temos, há sim, condições de mantermos ativo um diretório em Barbacena e, no mais, não justifica a nosso ver que no estado que elegeu o único governador da sigla, o partido não possa flexibilizar as regras impostas pelo diretório nacional e fortalecer o NOVO em Minas Gerais”. Para Silvério Ribeiro, a medida não encerra as negociações, pelo menos com o Diretório Estadual e, sua expectativa é que possa sim, ocorrer uma flexibilização em âmbito nacional.

Fato é que o Diretório Municipal do NOVO em Barbacena, indo à justiça federal com um mandado de segurança pela permanência da direção municipal da sigla nesta cidade, está tornando pública uma batalha que há meses estava sendo travada somente dentro do partido e que agora, envolverá diretamente João Amoedo, candidato a presidente da República nas eleições do ano passado e atual mandatário nacional do partido.

Fonte: Divulgação.

Leia também:

GOVERNO DE MG ANUNCIA ESCALA DE PAGAMENTO DO SALÁRIOS DOS SERVIDORES EM JULHO