Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Patrimônio histórico: Obras recomeçam na Estação Ferroviária de Barbacena

Depois do torreão, segunda fase dos trabalhos vai recuperar e pintar toda a fachada do imóvel

Após anos de abandono, tempo em que a deterioração tomou conta deste imóvel quase centenário, tudo isso diante do olhar assustado da população, um dos mais importantes patrimônios culturais do município entrou em sua segunda fase de revitalização. Trata-se da Estação Ferroviária de Barbacena, imponente imóvel tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico e que hoje, antes mesmo da conclusão das obras, já promete ser um dos espaços culturais mais significativos da cidade.

“A união entre o poder público e a sociedade é a responsável pelos trabalhos de recuperação do imóvel e valorização da memória ferroviária de nossa região”, disse o arquiteto Sérgio Cardoso Ayres, um dos voluntários responsáveis pela revitalização. Várias entidades participam do projeto: Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA), Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), Rotunda, Ministério Público e Conselho Municipal do Patrimônio Histórico (COMPHA).

obras-de-recuoeração-da-estação-ferroviária-de-barbacena-foto-januario-basilio-02

Os trabalhos tiveram início com o grupo Rotunda, que recuperou parte das instalações e realizou várias atividades culturais. Posteriormente, no ano passado, após ação do Ministério Público, a Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) financiou e acompanhou as obras de recuperação do torreão e do telhado da parte central, ponto em que as infiltrações eram maiores. “A determinação da Promotoria e o trabalho voluntário de membros da ARPA e do COMPHA permitiram o andamento dos trabalhos”, disse Ayres.

recuperação-estação-ferroviária-de-barbacena-foto-acervo-sergio-ayres

-Cláudia Valle, Sérgio Ayres e Giovana Zappa acompanhando a instalação dos andaime/foto: COMPHA.

Na semana passada, após um novo financiamento da ARPA, a Prefeitura Municipal iniciou a sua parte nos trabalhos, oferecendo a mão de obra para a recuperação das fachadas frontal, lateral e posterior e a pintura de todo o imóvel, trabalhos que estão sendo coordenados pelos arquitetos Giovana Zappa, pela PMB, e Sérgio Ayres, além de outros membros da ARPA e do COMPHA. A última etapa do projeto vai se ocupar do interior do imóvel, com pintura e pequenos reparos, como também da parte hidráulica e elétrica. “Essa etapa ainda necessita de financiamento, o que vamos procurar junto à iniciativa privada”, disse o arquiteto.

obras-de-recuoeração-da-estação-ferroviária-de-barbacena-foto-januario-basilio-03

Com informações ARPA/COMPHA/fotos: Januário Basílio.

leia também:

COLUNA IMAGENS: OBRA REVITALIZA TORRE DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BARBACENA