Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Obra revitaliza torre da Estação Ferroviária de Barbacena

Uma das mais belas construções histórica de Barbacena está passando por obras de revitalização. Construção iniciada em 1931, inaugurada em 1880, o prédio da Estação Ferroviária é um grande marco na história do município, local por onde também se escoava grande parte da produção econômica de Barbacena, além é claro, do transporte de passageiros.

Do Centro da cidade é possível perceber as melhorias realizada na torre, que se destaca em meio a paisagem urbana. Um importante trabalho que vem sendo desenvolvido por entidades, objetivando a preservação do patrimônio histórico de Barbacena.

Nesta primeira fase, a revitalização contempla a torre do prédio principal onde os trabalhos estão concentrados na recuperação da estrutura do telhado e na retirada de vazamentos e goteiras, além de pintura. A obra, supervisionada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Barbacena, está sendo financiada pela Associação Regional de Proteção Ambiental(ARPA), entidade ligada à 3ª Promotoria do Ministério Público de Barbacena, orçada em R$ 75 mil, com recursos adquiridos através de pagamento de multas ambientais e culturais do Ministério Público recolhidas na região.

Já a segunda fase da revitalização, que abrangerá ouras partes do prédio, ainda não tem data definida para ser iniciada, e deverá contar recursos oriundos do Governo Municipal, Plataforma Rotunda e Plataforma da Dança,

estação-ferroviaria-de-barbacena-foto-januario-basilio-foto-02

 

Fotos: Januário Basílio.

Leia também:

COLUNA IMAGENS: COMEÇO DE NOITE COM TONS AVERMELHADO NO CÉU DE BARBACENA

BQHost Banner Grande 2