Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Obra revitaliza torre da Estação Ferroviária de Barbacena

Uma das mais belas construções histórica de Barbacena está passando por obras de revitalização. Construção iniciada em 1931, inaugurada em 1880, o prédio da Estação Ferroviária é um grande marco na história do município, local por onde também se escoava grande parte da produção econômica de Barbacena, além é claro, do transporte de passageiros.

Do Centro da cidade é possível perceber as melhorias realizada na torre, que se destaca em meio a paisagem urbana. Um importante trabalho que vem sendo desenvolvido por entidades, objetivando a preservação do patrimônio histórico de Barbacena.

Nesta primeira fase, a revitalização contempla a torre do prédio principal onde os trabalhos estão concentrados na recuperação da estrutura do telhado e na retirada de vazamentos e goteiras, além de pintura. A obra, supervisionada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Barbacena, está sendo financiada pela Associação Regional de Proteção Ambiental(ARPA), entidade ligada à 3ª Promotoria do Ministério Público de Barbacena, orçada em R$ 75 mil, com recursos adquiridos através de pagamento de multas ambientais e culturais do Ministério Público recolhidas na região.

Já a segunda fase da revitalização, que abrangerá ouras partes do prédio, ainda não tem data definida para ser iniciada, e deverá contar recursos oriundos do Governo Municipal, Plataforma Rotunda e Plataforma da Dança,

estação-ferroviaria-de-barbacena-foto-januario-basilio-foto-02

 

Fotos: Januário Basílio.

Leia também:

COLUNA IMAGENS: COMEÇO DE NOITE COM TONS AVERMELHADO NO CÉU DE BARBACENA