Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Em recente consulta em meu acervo de fotos de Barbacena e região, resolvi publicar alguns fotos que não são tão antigas,  mas que de uma certa forma, já não mantém o mesmo aspecto paisagístico se o compararmos aos dias atuais.

Percebam nesta fotografia (acima) que registrei no ano de 2011, mostrando a região da Praça Conde Prados, que naquela época existiam as palmeiras  juntamente com um canteiro central delimitando as pistas servindo como ponto de apoio para a travessia de pedestres. Atualmente, este canteiro e as plameiras já não existem mais.

 

Existem intervenções que trouxeram melhoras, e de uma certa forma, contribuíram não só com a parte paisagística, como também, com a melhora na fluidez do trânsito. Este registro de 2014 (acima) mostra o Pontilhão Pedro II com um de seus arcos fechado para o trânsito de veículo.  Atualmente, o arco central foi liberado ao tráfego de veículos e foram implantados pontos semafóricos em seu entorno, promovendo a fluidez dos veículos. A foto abaixo, registrada no princípio do ano de 2015, mostra a Praça Adriano de Oliveira com estacionamento no meio da via. Atualmente esta região virou ponto do coletivos municipais.

As fotos a seguir já mostram intervenções ocorridas na área da construção civil, ou seja, de origem da iniciativa privada que de uma certa forma, aletrou o contexto urbano de Barbacena. Veja nas fotos registradas da região da Praça do Globo sem o prédio que foi construído ao lado daqueles  dois mais antigo da cidade, por ângulos diferente e repare como que as vezes não percebemos pequenas alterações ocorridas em nosso cotidiano.

Apesar de tímida, as construções de alguns prédios em pontos diferentes da cidade  prometem modicar nos próximos anos a nossa paisagem urbana,  tendências pelas quais, passam diversas cidades brasileiras do porte de Barbacena, as quais são inevitáveis no mundo atual. Onde grande parte da população,  desejam morar o mais próximo possível do seu local de trabalho, ou  de locais onde estão concentradas as principais redes de serviços prestados pelo municípios, como por exemplo; as escolas de seus filhos.Acredito que, dois bairros que passarão por estas transformações em menor tempo se compararmos com outras regiões de Barbacena, eu arrisco a dizer que estes seriam; o Bairro do Campo e o outro o São Sebastião. Bastavam apenas observar o quanto estes bairros vem se tornando bastante atrativo nos últimos anos para o ramo da construção imobiliária.