Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Pesquisa da UFMG aponta Congonhas como a melhor de MG em Educação Permanente

Congonhas é a melhor cidade de Minas Gerais em Educação Permanente em Saúde. Um estudo realizado desde 2014 pela Escola de Enfermagem e de Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) destacou a atuação da cidade na prestação desse serviço na Atenção Básica.

Os resultados da pesquisa, intitulada “Educação permanente em saúde e os modos de pensar e fazer gestão, atenção, formação e participação no e para o SUS”, foram apresentados durante o Encontro sobre Educação Permanente em Saúde, realizado nessa terça-feira, 23, em Belo Horizonte. Congonhas foi convidada para participar de uma mesa redonda sobre o tema, representando os municípios mineiros.

Durante a pesquisa, realizada de 2013 a 2019, foram avaliados 853 municípios, em quatro fases. Na primeira, cada cidade respondia, voluntariamente, um questionário. Apenas 450 foram selecionadas para a segunda etapa, quando pesquisadores avaliaram o serviço prestado e entrevistaram profissionais e usuários do serviço de saúde na Atenção Básica.

Já na terceira, 50 municípios foram classificados conforme seu porte populacional. Na quarta e última fase, três cidades foram selecionadas, entre elas Congonhas, na categoria de mais de 50 mil habitantes. As outras foram Cachoeira de Pajeú (mais de 10 mil habitantes) e Carmo do Rio Claro (de 20 a 50 mil habitantes).

O diretor de Atenção Básica, Wesley Rodrigues Pereira, explica que a Educação Permanente em Saúde impacta no atendimento, já que melhora a qualidade dos profissionais e a resolutividade do trabalho. “Quando essa ação é incorporada e consolidada no Município, traz recursos, porque há verbas próprias para a política de Educação Permanente. Mas também traz redução de custos, porque aumenta a resolutividade na Atenção Básica, porque reduz, por exemplo, as filas de encaminhamento para atendimento especializado e a quantidade de exames solicitado. E a população fica mais informada”, destaca.

“Ficamos felizes porque é um reconhecimento e mais felizes ainda porque vemos o resultado na ponta. Não é bom só para o profissional  porque é uma forma de ele se qualificar, mas também para a população”, completa o coordenador de Saúde Bucal, Glayson da Silva Barbosa.

Recentemente, o serviço de Saúde Bucal ofertado à população pela Prefeitura conquistou o 1º lugar no Estado e o 3º do País.

 

O que é Educação Permanente?

A Educação Permanente é uma ação de aprendizagem no trabalho, em que os profissionais refletem sobre suas práticas e incorporam transformações no cotidiano, melhorando a qualidade do serviço prestado e proporcionando a troca de experiência entre os profissionais.

Em Congonhas, é assegurado um momento para que as equipes de saúde participem das ações de Educação Permanente. Uma vez ao mês, os profissionais se reúnem nas unidades, que ficam fechadas por um período. Além disso, graças à informatização, com computadores e acesso à internet em todas as UBSs, eles participam do TelesSaúde, quando dedicam uma hora de trabalho, a cada 15 dias, para participar de teleconferências com professores.

Prefeitura de Congonhas.

MOSTRA DE AÇÕES VALORIZOU TRABALHOS DE ALUNOS DE ESCOLAS DE CONGONHAS