Polícia Federal prende suspeito de compartilhar material de abuso sexual infantil em Barbacena

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

Também foram apreendidos um celular, um computador e diversos dispositivos de armazenamento. Operação aconteceu na manhã desta terça-feira (18).

Um homem de 46 anos foi preso na manhã desta terça-feira (18) pela Polícia Federal, suspeito de compartilhar arquivos de abuso sexual infantil na internet, em Barbacena.

Segundo a investigação, ele distribuía as imagens por meio de redes do tipo peer-to-peer (P2P).

A sigla P2P, que significa ‘peer to peer’ (em português, ponto a ponto), é usada para se referir a diversos serviços de compartilhamento de arquivos pela internet. Em vez de serem armazenados em um servidor central, os arquivos são distribuídos diretamente entre os computadores dos usuários que utilizam o serviço.

Durante a operação, foram apreendidos um celular, um computador e diversos dispositivos de armazenamento. Todo o material será encaminhado à perícia criminal.

No local, os agentes também localizaram arquivos relacionados ao abuso sexual infantil. O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Juiz de Fora.

Abuso sexual de crianças e adolescentes

Embora a legislação brasileira ainda utilize o termo ‘pornografia infantil’, previsto no artigo 241-E do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), a comunidade internacional recomenda termos como ‘abuso sexual de crianças e adolescentes’ ou ‘violência sexual contra crianças e adolescentes’.

Essa mudança busca destacar a gravidade e a dimensão da violência sofrida pelas vítimas. A Polícia Federal orienta pais e responsáveis a acompanharem crianças e adolescentes no ambiente virtual e fora dele.

A PF também reforça a importância de orientar crianças e adolescentes a identificar e denunciar contatos inadequados na internet.

Conforme a corporação, a prevenção é a forma mais eficaz de proteger o público infantojuvenil, e a informação permanece como uma ferramenta fundamental para salvar vidas.

Com informações: G1 Zona da Mata.

Leia também:

Últimos Destaques

Leia também:

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes