Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Posto Avançado de coleta Externa de Sangue é inaugurado em Barbacena

Com o objetivo de atender a uma antiga demanda do Município e região, foi inaugurado na manhã de ontem (28/11), em Barbacena, o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE). Participaram do evento a Secretária Municipal de Saúde (Sesap), Marcilene Dornelas de Araújo; a Secretária Municipal de Educação, Desporto e Cultura, Cacilda de Araújo Silva – representando o Prefeito Luís Álvaro; o Secretário de Estado de Saúde de MG, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva; a Presidente da Fundação Hemominas , Júnia Guimarães Moura Cioffi; o Diretor-Geral da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, Flávio Maluf Caldas; a Tenente Coronel e Médica, Jacqueline Leite de Frade; Comandante do Esquadrão de Saúde de Barbacena, além de outras autoridades municipais.

A Secretária de Saúde destacou o trabalho insistente para que o PACE fosse instalado no município. “O Processo começou ainda por intermédio do ex-Secretário de saúde, José Orleans da Costa, apoiado pelo Prefeito Luis Álvaro, que recebeu apoio da direção da Santa Casa de Misericórdia para que todos os trâmites e exigências da Fundação Hemominas fossem cumpridos. Agora, não só os moradores da cidade serão beneficiados, como os usuários do sistema de saúde de localidades próximas.” A Secretária lembrou ainda que Barbacena é referência, na área da saúde para mais de 750 mil pessoas de toda a região.

O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) foi criado por meio de convênios firmados entre a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) e Fundação Hemominas. O convênio junto à Santa Casa tem como objeto a continuidade assistencial e logística ao PACE.

De acordo com a representante do Prefeito, Cacilda de Araújo, “o convênio e um marco para a cidade, a administração Luis Álvaro se sente honrada em poder inaugurar um serviço de saúde de tamanho alcance humanitário”.

“O PACE precisa de todas essas instituições para que os doadores possam ter a cidade como referência também em relação à doação de sangue, através desta estratégia, poderemos atender às necessidades da cidade com maior tranqüilidade,” lembrou Júnia Guimarães, Presidente da Fundação Hemominas. A unidade funcionará para coleta de sangue. Já o material, posteriormente, será encaminhado para o Banco de Sangue do Hemominas em Juiz de Fora.

O PACE está localizado em uma sala, especialmente organizada, anexo à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, localizado no bairro São Sebastião. O posto possui cadeiras de coleta de sangue, que atendem às determinações da Fundação Hemominas e a coleta será realizada, inicialmente, uma vez por semana.

As doações começarão nesta sexta-feira (29/11). Para doar, é preciso atender a alguns critérios exigidos pela Fundação Hemominas.

Para doar sangue no PACE:

• Aguardar, no mínimo, uma hora para dirigir curtos percursos e duas horas para viagens;

• Não fumar por, no mínimo, duas horas (antes e depois da doação);

• Não pegar peso com o braço utilizado para a doação;

• Não fazer exercício físico acentuado nas 12 horas subsequentes à doação (andar de bicicleta, carregar peso, fazer ginásticas, faxinas domésticas, lavar roupas com as mãos).

• Entrar em contato com a unidade da Fundação Hemominas na qual foi realizada a doação de sangue caso venha a desenvolver sinais ou sintomas relacionados a infecções – como febre, diarreia, resfriado, calafrios e manchas vermelhas – nos 14 dias posteriores à doação, ou ainda, em casos de reações adversas.

O hábito de doar sangue requer responsabilidade, compromisso e, principalmente, solidariedade. O ato traz benefícios para todos: hospitais, pacientes e sociedade, além de dar mais segurança ao cidadão que, a qualquer momento, pode necessitar do procedimento transfusional.

Fonte: Prefeitura de Barbacena.

Leia também.

SERVIDORES DA SEMOP RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE SAÚDE DOS HOMENS

BQHost Banner Grande 2