Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Prédio da Prefeitura recebe o nome do primeiro prefeito de Congonhas e da ALMG

No dia em que comemora os 80 de Emancipação Política, Congonhas homenageou seu primeiro prefeito com uma placa comemorativa, relativa ao Decreto Legislativo nº 687/209, de 2009, que nomeou a sede do Poder Executivo Municipal como “Casa da Intendência Dr. Alberto Teixeira dos Santos Filho” (Dr. Albertinho)”. O prédio foi construído em sua gestão, que se estendeu de 1939 a 1946.

Estiveram presentes à solenidade realizada no Paço Municipal os filhos José Alberto Teixeira dos Santos, Maria Beatriz Teixeira dos Santos Báccaro, Afonso Alberto Teixeira dos Santos e Manuel Alberto dos Santos, o prefeito Zelinho, o vice Arnaldo Osório e parte da equipe de Governo, vereadores e outros amigos da família. Dr. Albertinho foi também o primeiro presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (1947-51). Em 2006, já havia cedido seu nome à avenida que liga os bairros Praia e Dom Oscar.

Em seu discurso, quando falou em nome da família, José Alberto Teixeira dos Santos, declarou: “Agradeço ao vereador Anivaldo Coelho, que em 2009, apresentou projeto nominando a sede da Prefeitura de Dr. Alberto Teixeira dos Santos Filho, como a todos os membros daquela legislatura e ao prefeito Zelinho, que hoje está sendo materializado esta homenagem. Quando entrevistado por repórter da Rádio Congonhas, às vésperas para a eleição para o primeiro mandato, o prefeito declarou que a pessoa mais ilustre de Congonhas é Dr. Alberto Teixeira dos Santos Filho”.

Outro filho, Afonso Alberto, disse que esta é uma homenagem que o congonhense sabe que é justa. “Meu pai deixou um legado muito grande para a cidade de Congonhas. Ele tinha em sua base política o apoio muito forte de Zé Arigó, grande incentivador dele. Travou uma luta muito grande para, junto com companheiros de Congonhas, e apoio político de fora, emancipar Congonhas. Participou também da mudança do nome de Congonhas do Campo para Congonhas. Convidado pelo governador da época, Juscelino Kubitschek , a organizar a Penitenciária de Neves, viajou as Américas para fazer um estudo minucioso sobre o assunto e a transformou em Penitenciária Agrícola de Neves. Ela se expandiu, criando fazendas para o detento trabalhar, ganhar seu dinheiro e se reinserir na sociedade. Meu pai foi também jogador e dirigente do Clube Atlético Mineiro. Tinha o pensamento voltado para o social. Ele se sentia muito bem quando estava rodeado de pessoas e encontrava uma oportunidade de ajudá-las. Para nós, filhos, ele deixou um exemplo muito grande de vida, como se fosse um manual, que seguimos à risca. Acho que esta placa, idealizada pelo prefeito Zelinho, relembra a todos nós, quem foi Dr. Albertinho e é algo pelo qual temos de agradecer a Deus”, afirma Afonso Alberto, que, na imprensa de Belo Horizonte, onde milita há décadas, chama Congonhas de “Capital do Mundo”.

Já o prefeito Zelinho declarou, durante a solenidade, ser “uma honra, no dia dos 80 anos de Emancipação Política, homenagear a este filho ilustre de nossa querida Congonhas, Dr. Albertinho, prefeito nomeado em 1938 e que construiu uma bela história, tendo sido o primeiro presidente da ALMG. Contribuiu para o melhor funcionamento da Penitenciária de Neves. Tudo o que ele fez por Congonhas, inclusive para que ela se emancipasse, justifica todo o amor que os filhos têm por ele e o respeito e admiração que, nós, congonhenses também o dedicamos. A Beatriz [filha de Dr. Albertinho] me contou da intenção dela de escrever a biografia de seu pai, o quer será muito importante para a cidade e merecido”.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.