Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Prefeitura de Barbacena inaugura Estação Vida Doutor Mauro Borgo

A tarde desta quinta-feira (14) foi de congraçamento e homenagem.  A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), inaugurou o primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) da cidade, que leva o nome de Estação Vida Dr. Mauro Borgo.

A instituição, vinculada à Coordenação de Saúde Mental, sendo mais um componente da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), será responsável, a partir do dia 25 de fevereiro, por realizar o acolhimento, tratamento e reinserção social de crianças e adolescentes, moradores de Barbacena, com idade entre 0 e 17 anos e 11 meses, que tenham transtornos mentais graves e persistentes e os que fazem uso de crack, álcool e outras drogas. A assistência será realizada por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais especializados em diversas áreas da saúde e que prestam atendimento integrado.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, servidores, imprensa e sociedade civil. O Prefeito Luis Álvaro enalteceu o trabalho da gestão municipal para a concretização do projeto. “Diante de todas as dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura, conseguimos viabilizar uma importante unidade em prol das nossas crianças e adolescentes. Cada servidor teve um entendimento positivo neste sentido, sem medir esforços para que as coisas aconteçam e a qualidade continue”.

O Secretário Municipal de Saúde e programas Sociais, José Orleans da Costa, ressaltou que, com a inauguração, a saúde mental do Município completa a sua rede. “Estamos avançando. Com os CRAS voltados para atendimento de dependentes crônicos de álcool e drogas e para pacientes com transtornos mentais crônicos, as residências terapêuticas, a Fhemig, o Centro de Convivência e agora o CAPSi, completamos a rede para dar a melhor cobertura para o cidadão barbacenense. É um espaço muito bonito e bem estruturado para atender ao público-alvo”.

A esposa do médico e neurocirurgião Mauro Borgo, Alcione Cruz Machado Borgo, falou em nome da família do homenageado, que faleceu no dia 3 de janeiro deste ano. “Onde o Mauro estiver, tenho certeza de que o coração dele estará ligado a essa celebração e alimentado com essa energia positiva, que é especialmente feita de acordo com os propósitos pelos quais ele sempre lutou”.

A Estação Ferroviária de Barbacena, onde está localizado o CAPSi, fica na Praça Adriano de Oliveira, s/n, bairro São José.

Fonte: Prefeitura de Barbacena.

Veja também:

SANTA CASA DE BARBACENA PROMOVE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE FRASCO DE VIDRO

BQHost Banner Grande 2