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Prefeitura de Santos Dumont anuncia Pacote de contenção de despesas.

Entre as medidas tomadas está a demissão de funcionários em cargos comissionados

O mês de novembro iniciou com o anúncio de demissões de funcionários comissionados da Prefeitura Municipal de Santos Dumont como mais uma das medidas de contenção de despesas, objetivando a adequação a nova realidade financeira do município.

Diante da situação vivida pelo país e, em particular dos municípios de mineiros, que enfrentam uma crise e acumulam dívidas em função da queda nos repasses do FPM e das cotas de repasses do ICMS, o prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Betinho) determinou a redução da folha de pagamento, como tentativa de manter em dia suas prioridades de governo: o pagamento em dia dos servidores públicos municipais e o repasse do Hospital de Misericórdia de Santos Dumont.

“O momento é de muita preocupação, porque o Estado deve aproximadamente R$ 10 milhões ao nosso município e está sem previsão para a quitação da dívida. Um montante que deve também a outras cidades vizinhas, que estão sofrendo com o calote dado pelo governo de Minas, sinalizando emergência financeira e a perspectiva do não cumprimento do pagamento do 13º salários dos servidores municipais. Cerca de 90% dos municípios mineiros encontram-se nessa situação caótica, como por exemplo; Barbacena e Juiz de Fora”, ressaltou  José Geraldo de Almeida, Secretário Municipal de Administração.

Segundo José Geraldo, entre os dias 1º e 6 de novembro, foram demitidos 19 ocupantes de cargos CC2 e CC3, que não serão ocupados no intuito de oxigenar as contas públicas. Da arrecadação de R$6 milhões mensais, 29% são comprometidos com a saúde, 26% com a educação, o restante são para os demais gastos e folha de pagamento. A dívida hoje é de R$ 4 milhões e 500. ” Nem as cidades que conseguiram na Justiça a garantia de parte dos repasses do governo de Minas têm conseguido ajustar as contas”disse.

Além das demissões dos cargos comissionados, o secretário explica que outras medidas administrativas estão sendo tomadas para conter os gastos, apenas aos mandados judiciais estão sendo atendidos. Entre as medidas de contenção de despesas estão incluídas, a vedação do uso da frota de veículos municipais que  somente deve ser utilizada forma estritamente necessário, e ainda, proibição de horas extras e contenção do consumo de energia elétrica, dentre outros…

O Secretário Municipal de Administração pede a compreensão dos sandumonenses  no enfrentamento dessa crise, e que segundo ele “não é somente do nosso município”, comentou. José Geraldo enfatizou dizendo que, o prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Betinho), está muito preocupado e tem trabalhado incansavelmente para restabelecer a saúde financeira e o equilíbrio das contas da Prefeitura de Santos Dumont. “Temos esperança que 2019, será um ano melhor e de muitas esperanças para a cidade”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Santos Dumont/Foto (arquivo): Geraldo Henrique Melo.