Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Prefeitura de Ubá decreta situação de emergência após enchente histórica

Segundo o Executivo, cidade tem mais de 400 desalojados e 60 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas.

O prefeito Edson Teixeira Filho (PHS) decretou, na noite de quarta-feira (8), situação de emergência por causa da forte chuva que atingiu Ubá. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município.

Segundo levantamento da Prefeitura, até quarta-feira, a cidade tinha mais de 400 desalojados e 60 mil pessoas afetadas pelas chuvas.

O Ribeirão Ubá subiu cerca de oito metros e transbordou. Foram registrados alagamentos, desabamento de imóveis e outros transtornos.

Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuar sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Além disso, também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

De acordo com o Executivo, o município registrou a maior enchente da história, superando as outras duas grandes, ocorridas também neste ano, nos meses de janeiro e março.

 

Estragos

Conforme a publicação, a região onde está localizado a cabeceira do Ribeirão Ubá, que compreende o Distrito de Miragaia, Córrego dos Alfenas e Distrito de Ubari, foi fortemente atingida pelo grande volume de chuva durante o período de 17h30 às 19h30 de terça-feira (7), o que contribuiu para o aumento do nível do ribeirão.

Segundo a Defesa Civil, choveu 128 milímetros nestas duas horas. Além da zona rural, o Centro e os bairros Waldemar de Castro, Solar de Ubá, Santa Edwiges, Travessa Perim, Paulino Fernandes e Triângulo também foram atingidos.

O Distrito de Miragaia está sem acesso, devido à queda de uma ponte de concreto. Equipes da Prefeitura atuam na obtenção de matéria prima para o reparo emergencial.

O acesso ao Distrito de Ubari é possível pela estrada das Sete Voltas (Divinésia).

A passarela provisória do Bairro Fazendinha foi levada pela força das águas. A estrada de acesso ao bairro é a alternativa de passagem.

A Copasa informou que as Estações de Tratamento de Água (ETA) Miragaia e ETA do Peixoto Filho, responsáveis pelo abastecimento de água de Ubá, estão fora de operação desde a manhã de quarta-feira (8).

O abastecimento foi interrompido em diversos bairros e a Prefeitura orienta a população a economizar água.

A previsão é que a normalização do abastecimento ocorra, gradativamente, no final da noite de quinta-feira (9).

 

Doações

Interessados a fazerem doações para atendimento das pessoas afetadas podem entregar os materiais no Fórum Cultural, localizado na Praça São Januário, de 7h às 17h.

Segundo a Prefeitura, os principais itens necessários são água mineral, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, botas de plástico, rodos, vassouras, luvas, baldes e pano de chão.

Fonte: G1 Zona da Mata/fotos: Prefeitura de Ubá.

Leia também:

DECRETO EM CONGONHAS PRORROGA VENCIMENTOS DO IPTU PARA SETEMBRO