Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

Prefeitura implanta  a primeira Fábrica Municipal de Bloquetes em Barbacena.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), dá um passo importante em Barbacena. A primeira Fábrica Municipal de Bloquetes da história da cidade acaba de ser implantada na Pedreira. A produção, a partir de agora, será toda automatizada, com a expectativa de triplicar a capacidade de confecção diária do material.

Também conhecida como Fábrica de Artefatos de Concretos, a estrutura de alta tecnologia, composta por diversas máquinas interligadas, vai oferecer mais agilidade e reduzir o custo para a pavimentação de vias não-asfaltadas. A produção atual é de cerca de 800 bloquetes diários. Com a fábrica, a expectativa é de triplicar e chegar a até 3 mil bloquetes.

A primeira etapa da fábrica, ainda neste ano, será de treinamento com os profissionais envolvidos.  A segunda etapa, no primeiro semestre do próximo ano, será de adequação da logística, testes e otimização do serviço. Já em um terceiro momento, o objetivo é o serviço adaptado da forma mais profissional e eficaz para que seja efetivado um planejamento de calçamento mais amplo no Município.

O trabalho será intenso: atualmente, Barbacena tem cerca de 350 quilômetros de vias. Destas, 70 quilômetros não têm pavimentação (cerca de 20%); ou seja, para pavimentá-las, são necessários, no mínimo, 8 milhões de bloquetes, sem contar os serviços de drenagem e preparo das vias, bem como o assentamento do material.

“Nós temos consciência do problema. A cidade tem, historicamente, uma defasagem de infraestrutura e organização adequada. Em Barbacena, temos que dar manutenção às vias pavimentadas e também atenção àquelas sem pavimento. Por isso, estamos investindo para dar conta do recado, com o objetivo de deixar um legado e transformar Barbacena”, destaca o Prefeito Luis Álvaro.

Para a Vice-prefeita Angela Kilson, “a implantação da Fábrica Municipal de Bloquetes é a realização de um antigo projeto, que começou no bairro Greenville com uma iniciativa que idealizamos. É uma dívida que campanha que nós resgatamos e entregamos aos barbacenenses. Estou muito feliz em ver esse sonho realizado”

“Estamos nos dedicando para conseguir fazer cada vez mais. Temos o levantamento de toda a cidade para que seja feito um planejamento de continuidade até que o objetivo de pavimentar todas as ruas seja atingido”, disse a Secretária Municipal de Obras Públicas, Giovana Zappa.

Fonte: Prefeitura de Barbacena.

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping