Prefeitura realizará ações para vacinação contra Febre Amarela na zona rural de Barbacena

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

Está disponível no Sistema de Saúde de Barbacena, a vacinação contra a Febre Amarela. Esta é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre). Não há transmissão de pessoa a pessoa. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados.

A vacina é a principal ferramenta de prevenção da febre amarela. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta vacina contra febre amarela para toda população de nove meses a 59 anos de idade. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, sendo que para a pessoa que recebeu uma dose da vacina antes de completar cinco anos está indicada a dose de reforço, independentemente da idade que tiver atualmente. Essa medida está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 ·         Crianças, ao completarem 9 meses de vida, devem receber 1 (uma) dose;

·         Crianças, ao completarem 4 anos de idade, devem receber 1 (uma) dose de reforço;

·         Pessoas de 5 a 59 anos de idade, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem receber 1 (uma) dose;

·         Pessoas que receberam apenas 1 (uma) dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem receber 1 (uma) dose de reforço.

·         Pessoas com 60 anos e mais, o serviço de saúde deverá avaliar a pertinência da vacinação.

·         Viajantes internacionais e viajantes não vacinados que se deslocarão para áreas com evidência de circulação do vírus febre amarela (em humanos ou epizootias). A recomendação é que seja administrada 1 (uma) dose da vacina com pelo menos com 15 dias de antecedência da viagem.

 Em 2025 foram registrados casos humanos de febre amarela no Estado de Minas Gerais, trazendo um alerta e preocupação com a população elegível a vacinação. A febre amarela já tem uma porcentagem de letalidade alta e se a pessoa não for vacinada, aumenta ainda mais a chance de óbito.

Uma estratégia multisetorial entre Vigilância, Atenção Primária a Saúde através das UBS e CEREST desenvolveu um plano de ação inicial voltado aos trabalhadores da zona rural, para avaliação dos cartões e atualização do esquema vacinal conforme situação encontrada com intuito de aumentar a prevenção contra a doença e proteger os trabalhadores do campo.

As ações foram articuladas com as UBSs da Zona Rural, que nos meses de março e abril realizarão ações, voltadas ao trabalhador rural, mas não se limitando apenas a eles, para garantir que todos estejam com a vacina em dia.

ações e calendários

UBS de Padre Brito está com previsão de ações extramuro de vacinação que ocorrerá entre os dias 11 a 18 de março nas localidades do sítio Capoeira Grande, salão de Ponto Chique, Igreja  em Monte Vidil, Granja em Ponto Novo.

Já em Pinheiro Grosso, a ação será realizada junto ao terço dos homens no dia 26/03.

A UBS de Torres solicita que os trabalhadores rurais procurem a unidade para que possa ser realizada a avaliação da situação vacinal.

Para além das ações juntamente aos trabalhadores rurais é importante que toda população na faixa etária de recomendação avalie o cartão de vacina e na ausência da dose da vacina contra a Febre Amarela, procure a Unidade de Saúde de referência para conferência e atualização.

Com informações: Prefeitura de Barbacena.

 
Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes