Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Em Barbacena:

Procissão marca o encerramento da Festa de Nossa Senhora da Assunção.

Procissão, Missa Festiva e Coroação, realizadas no último domingo (19), marcaram o encerramento da Festa em Honra à Nossa Senhora da Assunção em Barbacena.

Durante dez dias a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção promoveu diversas atividades para celebrar sua Padroeira.

A programação extensa, teve início em 09 de agosto, com recital de piano e voz em homenagem à Nossa Senhora, que contou com a participação do artista barbacenense, Feliciano Osmar e das irmãs Lauricy e Clélia Barroso.

Em prosseguimento aos festejos, aconteceram todos os dias celebrações eucarísticas, seguidas da Tradicional Novena Solene de Nossa Senhora da Boa Morte, em latim. No sábado (16) casamento comunitário para três casais. Ao término da Tradicional Novena, no dia 18, houve uma procissão e vigília com a Imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, e no domingo (19) o encerramento da festa, com Missa Solene, Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Assunção e Coroação da mesma.

A festa contou com as participações de todas as comunidades que integram a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, além da ilustre presença da Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte de São João Del Rei, e, ainda, de diversos sacerdotes convidados, quais sejam: Walter Jorge Pinto, Tulio Filardi, Daniel Ângelo, Danival, Sérgio José, Valter Magno, Luiz Paixão, Cônego Tarcísio e Dom Geovane Luís da Silva – bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, além dos anfitriões da Paróquia em festa: pároco Vanderli Reis Augusto, vigário Gilmar Silva e diácono Denerval.

A festa contou ainda com barraquinhas, música e um bazar, montados no Espaço Comunitário anexo à Igreja Matriz, cuja a renda foi revertida em prol do término das obras desse Espaço.

A paroquiana e membro da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, Mariana de Mendonça, ilustrou um pouco mais sobre questões afetas a devoção à Nossa Senhora da Boa Morte e da Assunção, cuja parte da população local ainda se confunde ao se referenciarem as mesmas:
“Na Véspera do dia da Assunção de Maria, celebramos a solene Vigília de Nossa Senhora da Boa Morte. Por isso a nossa Igreja Matriz cultua a ambas. ‘Boa Morte’ é mais um dos muitos títulos em honra à Nossa Senhora, este, dedicado ao que a Teologia chama de “A Dormição da Virgem”, que é o mais antigo culto prestado à Virgem Maria, e remonta ainda ao primeiro século.
O dogma da Assunção de Nossa Senhora foi proclamado em 1950, pelo Papa Pio XII. Esse dogma coroou a fé que sempre foi professada pela Igreja desde o primeiro século: ‘a morte, ressurreição e assunção de Nossa Senhora.’ Assim, a devoção à Nossa Senhora da Boa Morte nos remete ao desfecho da vida da Virgem Maria na Terra, como primícias do que acontecerá conosco também, com a graça de Deus, afinal, quem não deseja ter, em seu momento derradeiro, uma ‘boa morte’?
Como Mãe do Salvador e preservada do pecado, ela foi ressuscitada por Deus e levada ao céu, ASSUNTA em corpo e alma. Tanto, que não existe um túmulo de Nossa Senhora para ser venerado pelos cristãos.
Nesta data, nosso coração se alegra, sobretudo ao saber que Irmandades como a Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte e a Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte de Barbacena, existem, para manter essa devoção e Tradição”, explanou Mariana.

A festa, é uma realização da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção e da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte.

 

Fotos: Januário Basílio.