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Procon de Barbacena alerta consumidores a respeito da Black Friday

Um dos eventos mais aguardados pelos consumidores está chegando, a “Black Friday”. O evento é realizado desde 2010 no Brasil na última sexta-feira do mês de novembro, e neste ano a data cairá no dia 29. Muitas lojas físicas e virtuais aderem à campanha de descontos chamada “Black Friday”, uma ação do varejo e atacado que surgiu nos Estados Unidos e que promete oferecer descontos consideráveis em vários produtos.

Entretanto, o consumidor deve ficar atento para não ser enganado por fornecedores que manipulam os preços. Infelizmente, com a proximidade da data, muitas lojas, sobretudo “online”, costumam aumentar os preços visando oferecer falsos descontos na “Black Friday”, induzindo os consumidores a acreditarem que realmente estão fazendo um bom negócio, quando, na verdade, estão comprando determinado produto ou serviço por um preço normal, ou, até mesmo, acima do que vale o item.

Muitos consumidores também enfrentam problemas com a entrega dos produtos comprados durante a “Black Friday”, Além disso, existe o risco de o consumidor cair no golpe do site falso, onde criminosos criam páginas de empresas fictícias ou imitam o de lojas conhecidas.

“Qualquer abuso detectado deverá ser combatido e o consumidor poderá acionar o Procon caso se sinta lesado”, alerta a Coordenadora Geral do Procon de Barbacena, Ariane Cristina da Costa.

Segundo o Advogado Geral do Município, Tiago Mota, é importante que os consumidores se mantenham informados sobre seus direitos, sobretudo nessa época de “Black Friday”, estando o Procon atento para ampará-los nas relações de consumo.

Seguem algumas dicas para os consumidores:

-É importante o consumidor se cadastrar no site que deseja fazer a compra dias antes da “Black Friday”, para comparar a possível variação de preços;

-As compras “online” só devem ser feitas em sites seguros e confiáveis, de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja. Isso deve ajudar a evitar sites maliciosos que estão tentando obter informações pessoais. Os sites falsos são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o serviço de atendimento ao consumidor da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo;

-Evite também acessar sites que são enviados por e-mail ou SMS;

-Procure no site informações básicas sobre o fornecedor como: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização. Fique atento à reputação do vendedor. Verifique depoimentos, reclamações e as avaliações da empresa. Os sites “Reclame Aqui” é uma boa fonte de para essas informações;

-Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização de compra. De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema será mais fácil para realizar o estorno;

-Não faça compras por impulso. Deve-se analisar o seu orçamento refletindo se você precisa daquele produto avaliado se a compra não vai desequilibrar as contas;

-Aproveite os dias anteriores para pesquisar o preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. No dia 29, confira o produto faz parte da “Black Friday” e compare o preço com os que você coletou;

-Confira se o produto que deseja adquirir existe de fato no estoque da loja. Há registros de casos em que o consumidor comprou o artigo pelo preço promocional mas a loja não entregou alegando falta de estoque. Se isso acontecer, o Procon lembra que existem três opções: exigir o cumprimento da oferta; aceitar um outro produto pelo mesmo preço pago; ou receber de volta o dinheiro que pagou;

-Direito de arrependimento: nas compras online, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias a contar da data de assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço;

-Em caso de reclamação ou dificuldade, procure o Procon de Barbacena ou, registre sua reclamação no site: consumidor.gov.br

Procon Barbacena: Rua Silva Jardim, 340 – Bairro Boa Morte

Localizado na Unidade de Atendimento Integrado (UAI)

Telefone: (32)3331-8001

e-mail: procon.barbacena@barbacena.mg.gov.br

Fonte: Prefeitura de Barbacena/Foto (arquivo): Januário Basílio.

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