Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Professores da UEMG-Barbacena e pesquisadores de instituições lançam ebook sobre Educação

A editora De Castro publicou hoje o ebook – “Políticas Educativas e trabalho docente no século no XXI: desafios para a formação humana”, organizado pela professora doutora Rita de Cássia Oliveira, atual diretora da UEMG-Barbacena; e suas parceiras de trabalho no Mestrado em Educação e Formação Humana (UEMG), a professora doutora Daniela Passos, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a professora doutora Ana Saraiva. As professoras organizadoras agradeceram todo o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da UEMG, dos muitos professores pesquisadores que colaboraram escrevendo capítulos. O ebook, ora publicado pela Editora De Castro, também será publicado em formato impresso e contará com evento para o seu lançamento e exposição da obra pelos seus autores.

Inserido no campo mais amplo da Educação, o livro conta com importantes contribuições desde a sua apresentação e prefácio, escritos respectivamente, pelos renomados professores doutores Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG) e Carlos Roberto Jamil Cury (UFMG/PUC-MG). Nas palavras do professor Luciano, a organicidade da obra, que reúne dezenas de autoras e de autores, se dá pelo “fato de que todos autores dialogam muito diretamente com o campo da educação no tempo presente, incluindo-se os desafios mais atuais da pandemia na vida da escola, das(os) profissionais da educação, de estudantes e de suas famílias. Os temas são os mais diversos – EAD, imigração, currículo, formação e identidade docente, legislação escolar, políticas educacionais… Os autores discorrem sobre a educação desde a creche até a pós–graduação, em escala local, regional, nacional e internacional. Há um nítido investimento do livro no entendimento da realidade educacional e escolar”.

Dentre os autores/pesquisadores vinculados a instituições brasileiras e internacionais, a obra traz textos de seis professores da UEMG-Barbacena. O capítulo 5, “Utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação: políticas, limites, possibilidades e inclusão digital em tempos de distanciamento social”, escrito pelos professores mestre Luciano Alves Nascimento, Coordenador do curso de Pedagogia da UEMG-Barbacena; professora e mestre Sandra Magri, vice-diretora da UEMG-Barbacena e a professora e doutora Telma Januzzi. O capítulo 7, “Democracia, desigualdade e políticas públicas para a Educação”, escrito pelo professor doutor Wallace Rodrigues, coordenador do curso de Ciências Sociais da UEMG-Barbacena e pela professora doutora Daniela Paiva. E o capítulo 9, escrito pela professora doutora Rita de Cássia Oliveira, diretora da UEMG-Barbacena, em parceria com sua orientanda no Mestrado em Educação e Formação Humana da UEMG professora mestre Débora Alves.

Estão juntos, nesta obra, autores e autoras representantes de três diferentes países da América Latina – Brasil, Cuba e Equador. Os autores e autoras compõem também o corpo docente e discente de quatro diferentes programas de Pós-Graduação: o Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGE/FaE/UEMG), o Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FAE/UFMG), o Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAEd/FACEd/UFJF), o Mestrado em Educação da UFJF/FACED e o Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Roraima (ProfHistória/UFRR).

O livro é voltado para todos os profissionais e estudantes envolvidos com a Educação, nos mais variados estudos, pois como sugere o professro Carlos Roberto Jamil Cury no “Prefácio”: “Que seu estudo, pelos conhecimentos que traz e pelas reflexões que provoca, possa ser lido por gestores, docentes e estudantes das licenciaturas e da pedagogia. Este livro é, de fato, um apelo próprio aos desafios e promessas da educação no século XXI”.

arte-ebook-02

Fonte: Divulgação/UEMG-Barbacena.

Leia também:

PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA REABRE NESTA QUARTA-FEIRA PARA VISITAÇÃO