Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Projeto cultural realiza visitas guiadas ao patrimônio histórico de Barbacena

O projeto é realizado pela Associação Sétimo Degrau em parceria com o  Curso de Gestão de Turismo do IF  Sudeste MG-Campus Barbacena.

 

A Associação Cultural Sétimo Degrau, através do trabalho do Arquiteto Sérgio Ayres vem desenvolvendo projetos que envolvem visitas guiadas ao patrimônio histórico de Barbacena há dez anos.

Durante esse ano, por meio de uma parceria com o Curso Superior de Tecnologia de Turismo do Instituto Federal Sudeste MG-Campus Barbacena (IFET-Barbacena), através do professor André Araújo, coordenador do curso, foi possível aprovar o projeto de extensão Barbacena de Patrimônio Cultural e Turístico tendo como principal parceira a associação citada. O projeto visa como públicos – alvo alunos da rede pública e privada de ensino de Barbacena, mas é aberto a qualquer grupo que queira realizar uma visita, inclusive turistas.

As visitas guiadas contam com a estudante Débora Ester, bolsista do projeto, e com o Arquiteto Sérgio Ayres que, de forma agradável e didática, permitem ao público conhecer e refletir sobre a importância de se preservar elementos como a arquitetura, a cultura e a memória da cidade. Entre o mês de junho e setembro, foram realizadas sete visitas guiadas com as escolas São Francisco de Assis, Professor Soares Ferreira, Centro Educacional Lima Duarte e Imaculada Conceição. O projeto visa também despertar em diversas faixas etárias o desejo pela valorização patrimonial.

De acordo com a bolsista Débora Ester, o processo de autoavaliação do projeto se dá por meio de questionários preenchidos pelos participantes assim como também por desenhos produzidos pelos alunos do ensino fundamental, o que permite verificar que o projeto tem tido impactos positivos. Ao analisar recentemente os desenhos da última visita guiada, percebeu-se que as crianças conseguiram entender a importância dos bens patrimoniais e isso pode ser evidenciado na arte feita por uma das alunas, na qual a mesma representou o significado de memória e identidade, uma vez que ela desenhou as igrejas Nossa Senhora do Rosário e da Piedade de forma detalhada. Outro resultado importante que se pretende alcançar é o de despertar a percepção dos barbacenenses sobre a importância do patrimônio histórico para o turismo, tendo em vista que o turismo cultural é um dos maiores geradores de fluxos turísticos na atualidade e Barbacena possui história material e imaterial relevantes. Sabemos que normalmente as pessoas não têm a noção de que os elementos construtivos, a forma de organização das nossas ruas, as praças com seus espaços de convivência, as linhas arquitetônicas dos prédios públicos ou privados, os morros, as ladeiras, a platibanda na fachada de uma moradia ou um ponto de ônibus trazem a marca de outros tempos, do nosso tempo, da cultura, de nossa identidade e de fatores socioeconômicos. O presente projeto justifica-se como uma ação, entre tantas outras possíveis, que cria um olhar, uma outra dimensão, um espaço para que as pessoas percebam que até caminhando pelas ruas podemos ver nossa história, compreendê-la e perceber novas possibilidades para o futuro.

Desa forma, os trabalhos de educação patrimonial são iniciativas fundamentais para a formação sócio-cultural das crianças e jovens. As visitas guiadas representam momentos de aprendizado, de reflexão e de construção de cidadãos cientes de sua identidade e da importância da preservação da memória, além disso contribuem para que o tecido social estabeleça seus próprios significados para o espaço urbano através de apropriações não oficiais e que reconheçam uma cidade em constante transformação e como uma extensão de seus moradores.

Ademais o projeto contará futuramente com oficinas e palestras. Escolas, grupos e entidades que tiverem o interesse de participarem das atividades devem entrar em contato com os membros pelo e-mail: projetopatrimonioculturalturis@gmail.

Fonte: Divulgação.

Leia também:

CIDADE DO “PAI DA AVIAÇÃO” REALIZA DESFILE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ASA