Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

 Prova da Primeira Fase da OBMEP 2019, acontece na próxima ter-feira.

A prova da Primeira Fase da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2019 está marcada para 21 de maio. Para a realização da prova é preciso prestar atenção a alguns detalhes que podem fazer toda a diferença. Confira:

1) Quando e onde será realizada a prova?

A prova da Primeira Fase da OBMEP está marcada para 21 de maio (terça-feira) e será realizada nas escolas cadastradas.

 

2) Como faço para saber qual é meu nível de participação?

As provas são divididas em 3 níveis, de acordo com a escolaridade do aluno.

Nível 1: Estudantes do nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental).

Nível 2: Estudantes do nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental).

Nível 3: Estudantes do nível 3 (Ensino Médio).

 

3) São quantas questões?

A prova da Primeira Fase da OBMEP consiste em uma prova objetiva, de caráter eliminatório, composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha. Cada resposta correta vale 1 (um) ponto.

 

4) Qual o horário de aplicação das provas?

O horário de aplicação será definido por cada escola. Fique atento ao horário divulgado na escola onde você estuda.

 

5) Quanto tempo dura a prova? É possível deixar a sala de prova a qualquer momento?

A duração da prova é limitada a 2h30min (duas horas e trinta minutos)Para estudantes com necessidades especiais, incluindo os que farão a prova em Braille ou ampliada, a duração é de 3h30min (três horas e 30 minutos). O tempo mínimo de permanência na sala de prova é de 40 (quarenta) minutos.

6) Como devo preencher o cartão-resposta?

Siga atentamente as instruções. Preencha todos os dados solicitados no cartão-resposta com letra de forma legível. Não abrevie seu nome e assine o cartão-resposta.

Marque se você é ou não sabatista.  Sabastistas são pessoas que, por motivos religiosos, guardam o sábado e, por isso, precisarão realizar a prova da Segunda Fase em horário especial, após o pôr do sol.

Importante: Se você é aluno do nível 3 deverá marcar se deseja ou não participar da Segunda Fase da OBMEP. Caso você marque a opção não e posteriormente classifique para a Segunda Fase, você NÃO será considerado.

Antes de começar a responder as questões, certifique-se de que está respondendo a prova do seu nível e de que não existe qualquer defeito gráfico que dificulte ou inviabilize a leitura da prova.

As provas e o cartão-resposta são diferenciados por cores, de acordo com o nível de participação.

 

Sobre a olimpíada

Destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a Obmep é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A lista de classificados para a segunda fase será divulgada no dia 5 de julho.

Criada em 2005 pelo Impa, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que hoje contempla também alunos da rede privada, tem como metas estimular o estudo da disciplina, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Fonte: Site OBMEP/Foto: Reprodução.

Leia também:

ALTERAÇÃO NO SISTEMA SUSPENDERÁ TEMPORARIAMENTE A EMISSÃO DE NOTA FISCAL

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping