Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Santa Casa de Barbacena emite Nota de Esclarecimento sobre funcionamento do PACE

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, informou por meio de um Nota de Esclarecimento enviada à imprensa no início da noite de quinta-feira(05/03), sobre o funcionamento do Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue (PACE), instalado na cidade em parceria oficializada por meio de convênio firmado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa de Misericórdia, Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) e Fundação Hemoninas.

Segundo consta na Nota de Esclarecimento, os Postos Avançados de Coleta Externa de Sangue possui estrutura semelhante a da unidade de coleta do Hemominas, que funcionam e datas e horários pré-definidos.

Em Barbacena a coleta é realizada todas às segundas-feiras, no horário de 9h às 15h. Sendo que os dias e horários de funcionamento foram definidos de acordo com a disponibilidade do Hemocentro de Juiz de Fora em relação à equipe e aos equipamentos necessários para  os dias de coleta. Ressaltando que em dias de coletas externa de sangue acompanhadas pelo Hemocentro de Juiz de Fora é realizada em outras cidades da região.

O Sangue coletado no PACE de Barbacena é encaminhado ao Hemocentro de Juiz de Fora onde é processado, armazenados e distribuídos aos hospitais conforme demanda destes.

Desde que entrou em funcionamento, o Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue de Barbacena, já coletou mais de 500 bolsas de sangue. Levando-se em consideração que uma única doação é possível salvar até quatro vidas, o que demonstra a importância de instalação da unidade em Barbacena.

Finalizando, a Santa Casa de Misericórdia junto ao Município mantém a equipe disponível para que aumente os dias de coleta, porém depende da disponibilidade do Hemominas.

Foto(arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

PREFEITURA DE BARBACENA PAGA NESTA SEXTA-FEIRA SALÁRIOS DOS SERVIDORES