Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Saúde vocal de professores foi tema de encontro realizado em Congonhas

A voz é um dos principais recursos utilizados para a expressão e, por isso, cuidar dela também é uma forma de melhorar a qualidade de vida. Em Congonhas, os professores da rede municipal possuem acompanhamento especializado para cuidarem da saúde vocal, por meio do Programa Voz e Ação, da Secretaria de Educação. O assunto foi debatido durante o 6º Dia da Voz, realizado na noite da última quinta-feira (02),  na Escola Municipal Engenheiro Oscar Weinschenck. O evento também contou com a participação da musicista Carmem Célia Gomes, que ministrou a oficina “Técnica vocal sem segredos”.

O encontro, que também celebrou o Dia Municipal da Voz (16 de abril), contou com a participação da secretária de Educação, Maria Aparecida Resende, do secretário adjunto da pasta, Thales Gonçalves, e de profissionais da educação.

A secretária de Educação, Maria Aparecida Resende, explicou o funcionamento do Programa Voz e Ação, trabalho que reforça o compromisso do Governo Municipal com o ensino-aprendizagem. Por meio desse serviço, foi possível fazer o levantamento dos problemas vocais dos servidores da Educação e o acompanhamento de todos os casos de afastamentos em decorrência de problemas de saúde. Além disso, o número de professores afastados diminuiu desde a implementação do programa, em 2013.

Segundo a fonoaudióloga do Núcleo de Apoio Educacional da SEMED, Ana Carolina Sampaio, 120 atendimentos aos professores foram realizados em 2018. Entre outras ações voltadas especificamente para a prática docente, os profissionais aprendem sobre técnicas de respiração, aquecimento e desaquecimentos da voz.

Voz e Ação

A Secretaria Municipal de Educação implantou, em 2013, o Programa de Saúde Vocal – Voz e Ação, devido ao crescente número de problemas vocais detectados nos professores da rede municipal de ensino e a preocupação dos gestores com a saúde desses servidores.

O programa contribui para a conscientização dos professores quanto ao uso de sua voz. Além disso, promove novos recursos para a otimização da voz de forma saudável; redução do número de professores com alteração vocal; melhoria da comunicação dos professores, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem; redução dos gastos do município com readaptação funcional.

Em abril de 2016, foi publicada a Lei Municipal Nº 3.601, que institui o dia 16 de abril como Dia Municipal da Voz em Congonhas.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.

Leia também:

CONGONHAS REALIZARÁ MUTIRÃO DE ATENDIMENTO JURÍDICO, DE 07 A 10 DE MAIO