Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Secretaria de Estado de Saúde identifica três surtos de Covid-19 em Barbacena

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) identificou três surtos de Covid-19 em Barbacena. O anúncio foi feito na última quinta-feira (04/06), pelo secretario da pasta, Carlos Eduardo Amaral, e aponta ainda a situação em outras 11 cidades de Minas Gerais.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Marcilene Dornelas, dois deles foram constatados pelo Município. A reportagem entrou em contato com a SES-MG para saber qual seria o terceiro, mas em nota a assessoria informou que não dispõe deste grau de detalhamento.

O que são os surtos

Segundo Carlos Eduardo, “os surtos mostram um pico muito rápido […] Alguns já estão em remissão e passando daquela fase em que pudessem impactar no quantitativo geral e no risco de disseminação da doença na região”, afirmou o secretário.

 

Em Barbacena

Epcar

O primeiro surto identificado pela Prefeitura foi os 204 casos confirmados da doença na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar).

A denúncia foi feita ao órgão pelo Conselho Tutelar de Barbacena em abril e encaminhada ao MPF em São João del Rei. Em nota, a Aeronáutica afirmou que nenhum aluno necessitou ser hospitalizado. Todos aqueles que testaram positivo foram direcionados ao isolamento social e receberam o tratamento preconizado pelas autoridades de saúde.

Apesar dos casos, o Estado manteve Barbacena na onda branca do ‘Minas Consciente’. A situação ocorreu após os casos de coronavírus em Barbacena aumentarem quase seis vezes depois das notificações positivas da Epcar.

Na ocasião, a reportagem mostrou que o Ministério Público Federal (MPF) investiga a conduta da instituição militar após pais de alunos terem denunciado que o local estava submetendo os estudante a risco de contágio pelo novo coronavírus.

Loja de telefonia

Conforme a secretária Marcilene Dornelas, em uma empresa de telefonia da cidade, um terço dos funcionários contraiu a doença. A unidade da “Oi” tem 24 trabalhadores ao todo e ocorreu uma testagem em massa. O caso foi considerado o segundo surto de coronavírus pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em nota, a empresa informou “que a loja mencionada é administrada por parceiro, está fechada para o público externo desde o dia 15 de março e trabalha com escala mínima de colaboradores para atendimento online e obedecendo a todos os protocolos”.

A assessoria ainda explicou que “após a identificação de funcionários do respectivo parceiro terem testado positivo para o coronavírus, toda a equipe foi dispensada das atividades e colocada em quarentena nas residências conforme determinação da Vigilância Sanitária. Além disso, a empresa parceira segue prestando assistência aos respectivos colaboradores”, finalizou.

Fonte: G1 Zona da Mata/foto(arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

BARBACENA SEGUE SEM NOVOS REGISTROS DE CASOS DE CORONAVÍRUS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS