Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Secretário de Saúde confirma Barbacena na Onda Roxa do Minas Consciente

Em entrevista concedia ao programa Contato Direto da Rádio Sucesso FM, nesta sexta-feira (12), o secretário municipal de Saúde, Arinos Brasil Duarte Filho, confirmou que por determinação do Comitê Estadual Covid-19, Barbacena e municípios da microrregião vão regredir para Onda Roxa do Minas Consciente, plano criado pelo governo de Minas para retomada gradual e segura das atividades econômicas no estado em decorrência da pandemia da Covid-19. Nesta fase, a mais restritiva do plano, apenas o serviços considerados essenciais estão autorizados o funcionamento.

De acordo com o secretário, a decisão do Governo de Minas em rebaixar o município para Onda Roxa, não lhe causou surpresa alguma, e que já esperava por uma decisão mais rígida tomada pelo Governo de Minas face ao crescente número de casos e de óbitos no Estado, apensar de afirmar que em Barbacena houve significativas reduções no registros de novos casos nos últimos dias em comparação com a situação vivenciadas por municípios inseridos na macrorregião Centro-Sul, como por exemplo em Conselheiro Lafaiete e Congonhas onde os leitos de UTI chegaram a sua capacidade limite. Arinos Brasil confirmou ainda, que na manhã desta sexta-feira (12) os leitos de UTI Covid-19 no município também atingiu a capacidade máxima, e que daqui em diante, caso surgir a necessidade de novas internações de pacientes positivados eles terão que ser transferidos para outras regiões.

Apesar do secretário municipal de Saúde aformar que a decisão de regredir Barbacena para Onda Roxa do Minas Consciente foi decidida durante reunião dos Comitês Covid-19 Estadual, até o momento (12h45), o Governo de Minas não realizou nenhuma publicação oficial confirmando tal regressão do município e de cidades que integram a macrorregião Centro-Sul para Onda Roxa.

Uma reunião do Comitê Socioeconômico de Gerenciamento de Crise, prevista para às 17h desta sexta-feira (12), será realizada para discutir quanto ao decreto que será publicado e também informar quanto às medidas que deverão ser adotadas.

A notícia de que Barbacena foi classificada na Onda Roxa do Minas Consciente começou a ser pulverizada nas redes sociais no início da noite de quinta-feira (11), deixando comerciantes e a população de um modo geral apreensivos, que insistentemente buscavam por informações oficiais para confirmar tal fato. Porém, a Prefeitura de Barbacena, mesmo sabendo de tal decisão tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, não havia se posicionado de forma oficial, até às 12h desta sexta-feira (12), para informar à população e logistas sobre a decisão tomada. conforme vinha utilizando seus canais oficiais. Ainda mais se tratando de uma informação tão importante como esta, que interfere de forma drástica no dia-a-dia dos barbacenenses.

Veja abaixo as medidas impostas pela Onda Roxa:

-Nessa fase – que, a princípio, tem duração de 15 dias – só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos.

-O deslocamento por qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio dos municípios e da Polícia Militar (PM).

-Fechamento do comércio não essencial

-Suspensão de cirurgias eletivas

-Apoio das forças de segurança

-Restrição de circulação de pessoas (só poderão sair de casa para atividades essenciais)

-Toque de recolher das 20h às 5h

-Proibição de pessoas sem máscara em qualquer espaço

-Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe

-Proibição de reuniões presenciais, inclusive entre parentes que não morem na mesma casa

-Implantação de barreiras sanitárias de vigilância

-Fechamento de bares e restaurantes (funcionamento apenas por delivery)

-Proibição de eventos públicos e privados

 

Serviços considerados essenciais pelo Minas Consciente:

-Alimentos, Agropecuária e Agroindústria (excluídos bares e restaurantes); serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias, etc); bancos e seguros; transporte público; energia, gás, petróleo, combustíveis e derivados; manutenção de equipamentos e veículos; construção civil; indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais); lavanderias; serviços de TI, dados, imprensa e comunicação; serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.).

Foto: Januário Basílio.

Leia também:

BARBACENA REGISTRA ÓBITO POR COVID-19 E AUMENTO DE 31 CASOS POSITIVOS