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Desde a noite de ontem(27), quando os semáforos instalados na região do bairro Pontilhão foram ligados, tem sido um dos assuntos mais comentados nas redes sociais na internet.

No horário de maior movimento no período da manhã que é quando as pessoas saem para ir trabalhar, houve grande retenções no trânsito e um longo congestionamento se formou naquela região.

No período da tarde, houve ajustes em alguns tempos de abertura de semáforos, foi liberado o trecho onde ficava a antiga rotatória para que os veículos que vem do sentido centro possam atravessar o outro lado da pista e seguir em direção aos bairros Santa Efigênia e Caminho Novo, sem ter que seguir pela Avenida Governador Bias Fortes para fazer o retorno.

 

No trecho próximo a Apec Veículos, região que  antes fica congestionado e “ninguém” tinha preferência para passar nestes cruzamentos, por mais de uma hora que o Vertentes das Gerais este por lá acompanhando todo a fluidez do tráfego, não houve retenção naquele local. Apenas foi detectado que os quebra-molas existentes naquela região, não tem mais utilidade sendo que, com as instalações semafóricas veículos e pedestres tem a sua vez de passagem.

No entrocamento da Rua Sena Madureira com as ruas Santa Luíza e Joaquim Dutra, onde recentemente foi instalada uma rotatória enfrente a uma loja de material de construção, o trânsito também fluiu tranquilo durante todo o final de tarde e começo da noite. Neste local, os congestionamentos eram frequentes e filas se formavam em virtude na demora de conseguir cruzar este trecho do bairro. Durante o tempo em que o Vertentes das Gerais esteve neste trecho, foi detectado a necessidade de se realizar alterações nos locais de estacionamento  e de carga e descarga nas ruas entorno da rotatória, veículos longos como caminhões contribuem na retenção do trânsito em determinados horários.

Já na altura da Praça João Camilo dos Santos esquina com a rua São Vicente de Paulo que  liga esta região da cidade a vários bairros como;  Andaraí, Boa Vista, Vilela, Caiçaras, etc.. um ponto de ônibus que existe na São Vicente de Paula está contribuindo na retenção do trânsito.

Quando dois ônibus se encontram neste trecho da via, todo o trânsito   no entorno  sofre retenção devido a rua ser estreita e ter além do ponto de ônibus, estacionamento  em um dos lados da via.

No ponto semafórico que existem no sentido Pontilhão-Centro, antes e depois deste Arco, o tempo do sinal após o Arco é diferente do que está antes dele,  e dependendo da quantidade de veículos que ficar retido de quando este fechar, os que vem do semáforo anterior que fica aberto por mais tempo do que o seu sucessor,  acabam parando em cima da faixa, tendo os pedestres se desviar dos mesmo para cruzar a rua. Uma solução rápida, seria a mudança do local da faixa de pedestre para que seja instalada antes deste  semáforo como é realizado e várias cidades brasileiras.

Durante todo o tempo, foram flagrados diversas imprudências por parte de motoristas e pedestres que não respeitaram a sinalização. Além de vários avançados de sinais, muitos realizavam conversões proibidas, ou mesmo, parando de forma irregular em determinados cruzamentos. Muitos pedestres atravessam cruzamentos com o farol em verde para os veículos passar sem mesmo olhar para os lados, podendo ocasionar sérios riscos de acidentes com vítimas.

No começo da noite, uma pequena retenção se formou no trecho da Avenida Governador Bias Fortes com Rua Ceará. O aumento no  fluxo de veículos que passou a utilizar a Ceará, muito deles, vindo do Pontilhão, ficam retidos  a espera do farol abrir naquele local para conseguir seguir pela no sentido para o bairro Vilela. Uma sugestão seria a proibição de estacionamento em um trecho desta rua para que possa aliviar um pouco a circulação de veículos no local.

O Vertentes das Gerais ficou por mais de 3 horas monitorando todo o trânsito onde os semáforos foram ligados, e acredita na importância da instalação dos mesmo, inclusive, em locais onde haviam grandes retenções no trânsito. Lembrando que, todo o sistema está em fase de testes e possíveis alterações poderão ser realizadas caso  necessárias.

Fotografias: Januário Basílio.